INSETOS, MOFOS E VERMES: APROXIMAÇÃO ENTRE VIDA DOMÉSTICA E PRÁTICAS ARTÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.10.23.45106Abstract
O texto aborda o processo das obras mofos, vermes e apesar de, com foco nas formas de vida animais e fúngicas e apontando a relação entre patriarcado e exploração da natureza. Destaca-se o animalismo como um feminismo não-antropocêntrico e a coleta como aguçamento dos sentidos e atenção às relações ecológicas e lugares familiares.
Downloads
References
BELTRÁN, Elizabeth Peredo. Ecofeminismo. In. Solón, Pablo (org). Alternativas sistêmicas. Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’ empreinte. Paris: Centro Georges Pompidou, 1997.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo, e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
PRECIADO, Paul. O feminismo não é um humanismo. In: Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
TSING, Anna. Margens indomáveis: cogumelos como espécies companheiras. Ilha v.17, n.1, p. 177-201, jan./jul., 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.