Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra
Abstract
A obra Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra, de bell hooks, foi publicada originalmente em 1989 nos Estados Unidos com o título Talking Back: Thinking Feminist, Thinking Black. No Brasil, a publicação ocorreu em 2019, pela editora elefante, contando com o prefácio de Mariléa de Almeida e traduzida por Cátia Bocaiuva Maringolo. O livro Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra é resultante da narrativa da trajetória pessoal da autora refletida com um viés teórico. A edição é composta por introdução, vinte e três ensaios e uma entrevista, através dos quais transmite seu pensamento de modo didático sem fazer uso de uma escrita de difícil entendimento. Com foco nas questões feministas e raciais, a autora aborda os padrões racistas, machistas e sexistas que envolvem o cotidiano de mulheres negras no campo pessoal e acadêmico, com isso, realiza um esforço político, erguendo sua voz ao falar/estudar sobre sua própria realidade e das demais mulheres negras, denunciando o contexto de opressão e dominação que envolve o cotidiano destas. Na obra argumenta que pessoas negras são criadas acreditando que existem muitas coisas que não podem ser faladas nos espaços públicos e nem mesmo nos privados, e, a partir dessa percepção, bell hooks tem o propósito de conectar esses dois polos, instigando o leitor a pensar criticamente sobre a divisão existente entre público e privado.
Downloads
References
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. tradução de Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019. 380 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.