PARA QUE NÃO EXISTAM MAIS RENATAS: A contemporaneidade do trabalho doméstico remunerado brasileiro, transformações e impasses
Abstract
Por meio da narrativa biográfica e a trajetória social de uma trabalhadora doméstica baiana, este artigo visa analisar a contemporaneidade do trabalho doméstico remunerado brasileiro, algumas transformações e impasses, mais especificamente vividas e elaboradas por Renata na cidade de Salvador. Recentemente foi aprovada no Brasil a Lei 150/15, que visa equiparar os direitos das domésticas aos demais trabalhadores urbanos; também identificamos o surgimento de políticas públicas voltadas à categoria, como o condomínio 27 de Abril em Salvador/BA (2012), com intensa participação do sindicato da Bahia e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Então, a proposta deste artigo é relacionar eventos recentes que podem representar avanços no que tange às condições de vida e trabalho de domésticas baianas, mas que atuam em simultaneidade a dificuldades novas ou mais antigas da categoria.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.