ENTRE PANELAS, FOGÕES E AVENTAIS:O ensino de práticas domésticas na Escola Técnica de Curitiba nos anos 1940 e 1950
Abstract
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de práticas domésticas no curso de Corte e Costura na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1950. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso industrial ginasial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava, como parte do currículo, a prática educativa de Economia Doméstica com o intuito de preparar futuras “donas de casa exemplares”. No que tange à formação de meninas, os conteúdos serão analisados a partir do viés de pedagogias de gênero, visto que a instituição estava interessada em ensinar, legitimar e reforçar concepções tradicionais de feminilidade como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.