TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA EXPANSÃO PRECARIZADA: o comprometimento da saúde sob uma perspectiva de gênero
Abstract
O objeto de análise deste artigo é o trabalho docente na universidade pública brasileira, no contexto da expansão precarizada coerente com o projeto neoliberal, sob a perspectiva de gênero, e seus impactos sobre a saúde do/a docente e o acesso ao direito à saúde, principalmente, para os/as que trabalham nos campis do interior brasileiro. Nesta conjuntura e contexto, as perguntas que cabem são: deve o/a docente arcar, individualmente, com as consequências da expansão precarizada e sobrecarga de trabalho ocasionadas pela falta de investimento do governo na qualidade da educação e da saúde e por gestões burocratizadas que impedem/negligenciam o acesso ao direito de saúde e provocam o adoecimento? Como agem os/as docentes quando vivenciam processos de violência simbólica, abuso de autoridade e poder impregnados de valores machistas e patriarcalista, expressos inclusive por mulheres que dificultam ou impedem o acesso aos seus direitos?Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.