QUESTÕES SOBRE GÊNERO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFS
Abstract
Dada à centralidade do debate sobre gênero na contemporaneidade, buscou-se apreender no âmbito da formação as particularidade e singularidades observadas no campo do Serviço Social, destacando o lugar que a categoria gênero ocupa no contexto da formação. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica relativa às categorias gênero, identidades, formação profissional em Serviço Social e pesquisa documental, a fim de identificar o modo de incorporação e o lugar que os estudos de gênero ocupam no Projeto Político Pedagógico na grade curricular do curso Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados revelam ausência da transversalidade do gênero enquanto uma disciplina no processo de formação profissional dos assistentes sociais da UFS, mas, paradoxalmente, o que se verificou foi um expressivo número de pesquisas relativas à categoria gênero e isso é uma mediação importante no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.