RETRATOS DA SEXUALIDADE: Uma Análise das Obras “La Monja Alférez” de Juan Pérez de Montalbán e “Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma” de Catalina de Erauso
Abstract
Neste trabalho, empreendo uma análise comparativa entre as primeiras obras a narrarem a vida da freira-alferez Catalina de Erauso, mais conhecida como Alonso de Guzmán, com um enfoque maior para as questões de gênero e sexualidade. São analisados: o primeiro texto sobre a personagem, a peça teatral de Montalbán; a primeira autobiografia publicada, a ediçãoDownloads
References
CASTRESANA, Luís. Catalina de Erauso, la monja alférez. Madrid: Afrodisio Aguado, 1968.
DE LASO, Sara Jarpa. La monja alférez. Santiago de Chile: Editorial del Pacifico, 1960.
ESTEBAN, Ángel. Introducción In: Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma. Madrid: Ediciones Cátedra, 2002.
ERAUSO, Catalina. Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma. Madrid: Ediciones Cátedra, 2002.
HUERTA, Javier, PERAL, Emilio, URZAIZ, Héctor. Teatro español de la A a la Z, Madrid: Espasa-Calpe, 2005.
MONSALVE, Vitor Rocha. Cuerpos disidentes y travestismo en América Colonial: Catalina de Erauso o la disputa por la identidad. Disponível em: <http://historiasnefandas.wordpress.com/2010/05/23/cuerpos-disidentes-y-travestismo-en-america-colonial-catalina-de-erauso-o-la-disputa-por-la-identidad/>. Acesso em: 10 de julho de 2012.
MONTALBÁN, Juan Pérez. La Monja Alférez. Barcelona: Red Ediciones, 2012.
RUTTER-JENSE, Chloe. La transformación transatlántica de la monja alférez. Bogotá: Revista de Estudios Sociales, 2007.
VV. AA. Diccionario de Literatura Española, Madrid: Revista de Occidente, 1964.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.