APRENDE QUEM ENSINA” E “O CANTO É CORAL”: VOZES FEMININAS EM CONTEXTOS MUSICAIS E PANDÊMICOS

Autores

  • Vanessa Cavalcanti Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulher, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA), Brasil/Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5689-8206
  • Bruna Rocha da Silva Cunha Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v12i1.61224

Palavras-chave:

Mulheres, Direitos Humanos, Juventudes, Educação, Música

Resumo

Tendo como marcadores as categorias juventudes, educação e direitos humanos, as duas últimas décadas foram de intensificação de agendas públicas para o cenário brasileiro e baiano. De caráter interdisciplinar e empírica, objetiva-se investigar o acesso aos Direitos Humanos de participantes jovens dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), em contextos familiares e sociais. Em abordagem qualitativa e multirreferencial, a fundamentação está atrelada às Epistemologias Feministas, sendo a metodologia elaborada e executada em etapas: observação espontânea; observação e aproximação participante; acompanhamento e coleta através de netnografias qualitativas, com base na formação educativa e "encontro com famílias" e, por último, entrevistas semiestruturadas individuais realizadas a partir de uma amostragem representativa de experiências múltiplas com dez integrantes (mães e jovens). Os resultados encontrados sugerem que participantes do programa identificam e reconhecem integração social e familiar, bem como acessibilidade às dimensões dos direitos humanos (com destaque à educação, à cidadania e à justiça social).

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Biografia do Autor

Vanessa Cavalcanti, Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulher, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA), Brasil/Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Portugal

Historiadora e professora universitária. Doutorado em Humanidades pela Universidade de León, Espanha. Pós-doutorado em Direitos Humanos e História Contemporânea pela Universidade de Salamanca, Espanha (CAPES e CNPq) e pela Universidade de Coimbra (2021-2023). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Programa em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA). Investigadora associada do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras (Universidade do Porto) e do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD, Universidade do Algarve).

Bruna Rocha da Silva Cunha, Universidade Católica do Salvador

Mestra em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL/CNPq). Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

CAVALCANTI, V. R. S.; ROCHA DA SILVA CUNHA, B. APRENDE QUEM ENSINA” E “O CANTO É CORAL”: VOZES FEMININAS EM CONTEXTOS MUSICAIS E PANDÊMICOS. Revista Feminismos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.9771/rf.v12i1.61224. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/61224. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mulheres e Músicas: De Cantos e Encantos