O EFEITO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA NA ELEIÇÃO DE MULHERES NO BRASIL

Autores

  • Marcus Vinícius Chevitarese Alves Câmara dos Deputados
  • Teresa Sacchet Universidade Federal da Bahia
  • Thiago Matheus Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.57749

Palavras-chave:

mulheres, representação política, eleições, financiamento de campanha.

Resumo

O sistema político brasileiro carrega um histórico de sub-representação feminina. Com o intuito de reduzir essa distorção, após mobilização de mulheres parlamentares no Congresso Nacional e na sociedade civil em meados da década de 1990, uma política de cotas de gênero passou a fazer parte da legislação eleitoral. Por 20 anos, tal medida não foi efetiva para alterar de forma significativa o cenário de sub-representação feminina, porém, em 2018 as mulheres conquistaram 77 cadeiras na Câmara dos Deputados, um aumento de 51% em comparação com o número obtido em 2014. Tal fato foi precedido pela criação de um fundo público de campanha e pela consequente decisão do judiciário de uma política de ação afirmativa atrelada a ele. Assim, o presente estudo analisa o papel do uso do fundo eleitoral público no aumento do número de mulheres eleitas como deputadas federais e sua possível interação com a variável capital político. Os resultados apontam uma influência estatisticamente significativa do aumento na proporção de receitas de campanha com o aumento de votos obtidos pelas mulheres para o cargo de deputado federal em 2018.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Chevitarese Alves , Câmara dos Deputados

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ; mestre em Administração Pública pela EG-FJP; bacharel em Computação pela UFJF. Pesquisador junto ao Cefor-Câmara dos Deputados, com ênfase em Estudos Eleitorais e Mídia e Política. Pesquisador na EG-FJP. Pesquisador no Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Analista legislativo na Câmara dos Deputados desde 1999, atuando na área de Ciência de Dados. E-mail: mchevita@gmail.com

Teresa Sacchet, Universidade Federal da Bahia

Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora/pesquisadora do PPGNEIM, Universidade Federal da Bahia. Pesquisa principalmente temas relacionados a Instituições, partidos políticos, cotas, financiamento eleitoral, políticas públicas, representação e ação política, com enfoque em questões de gênero e raça, sobre os quais tem publicações no Brasil e exterior. E-mail: teresa.sacchet@gmail.com

Thiago Matheus , Câmara dos Deputados

Bacharel em Estatística e Direito pela UnB e mestre em Poder Legislativo pelo CEFOR/Câmara dos Deputados. Atualmente é doutorando em Ciência Política na Victoria University of Wellington. Servidor da Câmara dos Deputados desde 2013, tem também experiências como analista de dados na Consultoria Legislativa e como assessor de comissões e plenário em Lideranças Partidárias e da Secretaria da Mulher. É membro do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). E-mail: thiagoamm@gmail.com

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

ALVES , M. V. C. .; SACCHET, T.; MATHEUS , T. . O EFEITO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA NA ELEIÇÃO DE MULHERES NO BRASIL. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.9771/rf.v11i2.57749. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/57749. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos