EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS: UMA MATEMÁTICA NOS ESTUDOS FEMINISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56540

Palavras-chave:

Ciências Exatas e Tecnológicas., Ciências Humanas., Feminismo., Experiências Formativas., NEIM.

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os caminhos, os desafios e as transformações alcançadas por   uma docente do campo matemático que resolve fazer uma incursão em outra área do conhecimento completamente diferente da sua formação inicial – cartesiana, ao ingressar no mundo das Ciências Humanas através do espaço acadêmico do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher – NEIM/UFBA. Neste percurso, a docente percebe as nuances patriarcais que envolvem a vida das mulheres, aprisionando-as às teias das construções socioculturais.  Assim, a docente se reinventa e passa a se engajar numa luta social/acadêmica, buscando contribuir em processos formativos sócio culturais e políticos que visam desestabilizar os estereótipos de gênero, de raça, de classe social e outros marcadores que atingem particularmente as mulheres nos espaços das Ciências Exatas e Tecnológicas.

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Biografia do Autor

Márcia Barbosa de Menezes, UFBA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1988) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPGNEIM / UFBA (2015) . Atualmente é professora Titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA).

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

MENEZES, M. B. de. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS: UMA MATEMÁTICA NOS ESTUDOS FEMINISTAS. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.9771/rf.v11i2.56540. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/56540. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40 Anos de NEIM