EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS: UMA MATEMÁTICA NOS ESTUDOS FEMINISTAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56540Palavras-chave:
Ciências Exatas e Tecnológicas., Ciências Humanas., Feminismo., Experiências Formativas., NEIM.Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os caminhos, os desafios e as transformações alcançadas por uma docente do campo matemático que resolve fazer uma incursão em outra área do conhecimento completamente diferente da sua formação inicial – cartesiana, ao ingressar no mundo das Ciências Humanas através do espaço acadêmico do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher – NEIM/UFBA. Neste percurso, a docente percebe as nuances patriarcais que envolvem a vida das mulheres, aprisionando-as às teias das construções socioculturais. Assim, a docente se reinventa e passa a se engajar numa luta social/acadêmica, buscando contribuir em processos formativos sócio culturais e políticos que visam desestabilizar os estereótipos de gênero, de raça, de classe social e outros marcadores que atingem particularmente as mulheres nos espaços das Ciências Exatas e Tecnológicas.
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