“MINHA FEMINILIDADE NÃO É VIVIDA NOS PADRÕES”: (DES)CONSTRUÇÕES ESTUDANTIS ACERCA DE FEMINISMOS E FEMINILIDADES
STUDENT (DES)CONSTRUCTIONS ABOUT FEMINISMS AND FEMINILITIES
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i1.46290Resumo
Este estudo teve como principal objetivo analisar discursos sobre feminismos e feminilidades juvenis no contexto escolar do cariri cearense a partir da problematização de artefatos culturais. A pesquisa contou com 13 estudantes jovens mulheres de escolas públicas estaduais, por meio de uma entrevista coletiva. Empregamos a análise foucaultiana do discurso para examinar o material empírico. Os resultados obtidos evidenciaram que as feminilidades juvenis são marcadas por diversas questões, tais como; padrões estereotipados, assimetrias nas relações de gênero, assédios, violências e o não reconhecimento das múltiplas feminilidades. Assim, concluímos enfatizando a importância de incorporar os feminismos e feminilidades nos currículos escolares, visando reconhecer, sua importância e contribuição para a equidade de gênero.
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