“MINHA FEMINILIDADE NÃO É VIVIDA NOS PADRÕES”: (DES)CONSTRUÇÕES ESTUDANTIS ACERCA DE FEMINISMOS E FEMINILIDADES

STUDENT (DES)CONSTRUCTIONS ABOUT FEMINISMS AND FEMINILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i1.46290

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo analisar discursos sobre feminismos e feminilidades juvenis no contexto escolar do cariri cearense a partir da problematização de artefatos culturais. A pesquisa contou com 13 estudantes jovens mulheres de escolas públicas estaduais, por meio de uma entrevista coletiva. Empregamos a análise foucaultiana do discurso para examinar o material empírico. Os resultados obtidos evidenciaram que as feminilidades juvenis são marcadas por diversas questões, tais como; padrões estereotipados, assimetrias nas relações de gênero, assédios, violências e o não reconhecimento das múltiplas feminilidades. Assim, concluímos enfatizando a importância de incorporar os feminismos e feminilidades nos currículos escolares, visando reconhecer, sua importância e contribuição para a equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa, GESEC (Grupo de Estudos de Sexualidade e Estudos Culturais)/GESEC/UFS/CNPq. Estuda temáticas relativas à sexualidade, gênero e com foco na diversidade sexual e homofobia, temas abordados na dissertação. Tese defendida sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia.

Eugerbia Paula da Rocha, Universidade Federal do Cariri (UFCA)/Licenciada em Biologia

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bióloga e licenciada em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

SOUZA, E. de J.; PAULA DA ROCHA, E. . “MINHA FEMINILIDADE NÃO É VIVIDA NOS PADRÕES”: (DES)CONSTRUÇÕES ESTUDANTIS ACERCA DE FEMINISMOS E FEMINILIDADES: STUDENT (DES)CONSTRUCTIONS ABOUT FEMINISMS AND FEMINILITIES. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.9771/rf.v11i1.46290. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/46290. Acesso em: 26 abr. 2024.