QUE NUNCA MAIS CESSE ESSE DILÚVIO DE HISTÓRIA DE MULHERES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v10i2%20e%203.45332

Resumo

Essa resenha, realiza uma crítica a obra “De quem é essa História? Feminismos para tempos atuais”, publicada pela autora Rebbeca Sonilt em 2020. Em sua obra, a autora apresenta uma discussão sobre o feminismo atual, e as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, apresentando as desigualdades de gênero, porém, destacando, os espaços e direitos já conquistados pelas mulheres. A obra tem como temática central, o silenciamento de alguns grupos, e o apagamento de suas histórias, principalmente a história das mulheres. Rebbeca, apresenta seu livro em uma linguagem de facíl acesso, trazendo informações sobre feminimo de uma maneira a ser acessível a diferentes mulheres. O feminismo vizualidado na obra de Solnit, apresenta uma discussão crítica, abarcando diferentes interseccções, como classe, raça, gênero, clima e sexualidade, mas, pela linguagem informar, torna esse feminismo proxímo aos leitores e leitoras, ou seja, um feminismo popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessyka Lopes Rickli, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), faz parte do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero - CIEG. Possuiu graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá - FAG, Especialista em Gestão Pública com Ênfase no Sistema Único de Assistência Social - UEPG Atua como Psicóloga efetiva no Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS - Turvo PR, é presidente do conselho dos direitos da mulher do município de Turvo, além de ser conselheira dos conselhos municipais de Assistência Social, Criança e Adolescência e Habitação de Interesse Social. Interesse de pesquisa são, Estudos de Gênero, Feminismo Popular, Politicas Sociais, Desenvolvimento Comunitário e Psicanálise.

Referências

FARRELL, Amy Erdman. A Ms. Magazine e a promessa do feminismo popular. 1º ed.

São Paulo: Editora Barracuda, 2004.

SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: reflexões sobre os novos feminismos. 1º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SOLNIT, Rebecca. De quem é essa história: Feminismos para os tempos atuais. 1º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

2023-01-04

Como Citar

LOPES RICKLI, J. . QUE NUNCA MAIS CESSE ESSE DILÚVIO DE HISTÓRIA DE MULHERES. Revista Feminismos, [S. l.], v. 10, n. 2 e 3, 2023. DOI: 10.9771/rf.v10i2 e 3.45332. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/45332. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas