INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ ENSAIOS POÉTICOS-ESCRITURAIS: IMAGINAÇÃO E FICÇÕES POLÍTICAS

Autores

  • Paola María Marugán Ricart Universidad Autônoma Metropolitana, Unidade Xochimilco, Cidade do México
  • Damiana Bregalda Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v10i2%20e%203.45186

Resumo

Este dossiê apresenta práticas artísticas e escriturais que integraram o Simpósio “Ensaios poéticos-escriturais: a imaginação na construção de ficções políticas, feministas, anti racistas e anticoloniais”  parte das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana - XIV JALLA México 2020 “Mundos animales, mundos vegetales, cuerpos y ánimas en la Tierra”. As autoras são provenientes de diferentes países da América Latina (Brasil, Argentina, México) e sul da Europa (Espanha) e de diferentes  campos disciplinares, como a literatura, arte sonora, sociologia, artes visuais, cinema, performance, antropologia, filosofia e estudos feministas, compondo uma publicação a partir da diversidade de contextos e saberes com que cada uma contribui. Os trabalhos estão dedicados a sentipensar diferentes modos de existir (étnicos-raciais, sexuais e de gênero, animal e vegetal), através de formatos artísticos, poéticos, escriturais e espirituais variados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola María Marugán Ricart, Universidad Autônoma Metropolitana, Unidade Xochimilco, Cidade do México

Doutoranda em Estudios Feministas na UAM-Xochimilco. Mestra em Arte e Cultura Contemporânea na UERJ. Mestra em Gestão Cultural na Universidad de Barcelona e Graduada em Filosofia e Letras pela Universidade de Valência, Espanha.

Damiana Bregalda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Arte e Cultura Contemporânea na UERJ. Mestra em Antropologia Social na UFRGS e graduada em Ciências Socias na UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

MARUGÁN RICART, P. M.; BREGALDA, D. INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ ENSAIOS POÉTICOS-ESCRITURAIS: IMAGINAÇÃO E FICÇÕES POLÍTICAS. Revista Feminismos, [S. l.], v. 10, n. 2 e 3, 2022. DOI: 10.9771/rf.v10i2 e 3.45186. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/45186. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os Feminismos no Brasil: reflexões teóricas e perspectivas