MODA, FEMINILIDADE E CONTROLE SOCIAL: O DISCURSO DE OPRESSÃO DISSEMINADO PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL DA MARCA GUCCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v9i2.44971

Resumo

O presente artigo objetiva identificar o discurso de opressão feminina na comunicação digital da marca Gucci. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre métodos de controle social aplicados às mulheres; moda e opressão feminina e posicionamento de marca de moda, com ênfase na grife e sua relação com o rompimento ou a manutenção de padrões hegemônicos de gênero. Procedeu-se uma pesquisa documental, descritiva e qualitativa, pautada em análise semiótica de imagens selecionadas do site da marca, a partir do método de Martine Joly. Os resultados apontaram que o discurso de desconstrução de padrões de gênero analisado é limitado, sobretudo no que tange às representações sociais das mulheres, pois os métodos de controle femininos continuam sendo reverberados pela grife, considerada referência para marcas de moda. Em conclusão, espera-se que esta pesquisa estimule reflexões sobre o papel da moda contemporânea na construção discursiva da libertação feminina.

Palavras–chave: Opressão. Gênero. Semiótica. Gucci. Libertação feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora adjunta do Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda (UDESC). Doutora em Ciências Humanas (UFSC) com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/CAPES/COFECUB 8854/12-2). Pós-doutora pela Université de Paris-Sorbonne Paris IV, com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil).

Gabriele da Silva Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda no curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como bolsista de apoio discente e de extensão durante a graduação. Desenvolveu projetos de pesquisa no ensino médio, apresentando-os em feiras como Febrace e Mostratec. Atualmente trabalha como Social Media em Florianópolis.

Referências

ANDERSON, Kristin J.. Modern Misogyny: anti-feminism in a post-feminist era. Nova York: Oxford University Press, 2015.

BARTKY, Sandra Lee. Femininity and Domination: studies in the phenomenology of oppression. Nova York: Routledge, 1990.

BLANTHORN, Jon Scott. Good-Bye Gucci: he saved gucci. now tom ford might go hollywood. The Ottowa Citizen. Ottawa. mar. 2004. Disponível em: http://jonscottblanthorn.com/style/style3.html. Acesso em: 31 jul. 2020.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: II. a experiência vivida. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

CARVALHO, Mario de Faria; SIVA, Márcia Taísa. A estetização do(s) gênero(s) na moda contemporânea: discussões a partir da marca Gucci. Anais do VIII ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, Niterói, v. 8, p. 01-14, 2016.

ESTEVÃO, Ilca Maria. Metrópolis. Cavalos invadem Los Angeles na campanha de verão 2020 da Gucci. 2020. [online] Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/cavalos-invadem-los-angeles-na-campanha-de-verao-2020-da-gucci. Acesso em: 14 ago. 2020.

FALUDI, Susan. Backlash: o contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda., 2001.

FITCH, Samantha. The gendered pocket: fashion and patriarchal anxieties about the female consumer in select victorian literature. Dissertação. (Mestrado) Curso de Doutorado em Filosofia, Indiana University Of Pennsylvania, Pensilvania, 2017. 253 p.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FREITAG, Sara R.. Gucci: flattening women through patriarchal heteronormativity. TCC (Graduação) Curso de Rhetorical Criticism, Universidade do Estado da Califórnia São Marcos, São Marcos, 2017. 30 p.

GRIECO, Sara F. Matthews. The Body, Apperance and Sexuality. In: DAVIS, Natalie Zemon et al (ed.). A History of Women in the West: renaissance and the enlightenment paradoxes. Massachusetts: Harvard University Press, 1993. p. 46-84.

GUCCI (Estados Unidos). Gucci: US Official Site. 2020. [online] Disponível em: https://www.gucci.com/us/en/. Acesso em: 14 abr. 2020.

GUCCI (Estados Unidos). Men's Ready-To-Wear. 2020. [online] Disponível em: https://www.gucci.com/us/en/ca/men/ready-to-wear-for-men-c-men-readytowear. Acesso em: 14 abr. 2020.

GUCCI (Estados Unidos). Women's Ready-To-Wear. 2020. [online] Disponível em: https://www.gucci.com/us/en/ca/women/ready-to-wear-for-women-c-women-readytowear. Acesso em: 14 abr. 2020.

HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda., 1996.

JACOBS, Carly. Vogue Austrália. Lady like: how to be truly elegant. 2014. [online] Disponível em: https://www.vogue.com.au/blogs/spy-style/lady-like-how-to-be-truly-elegant/news-story/1b665bdeb2701fd4232d59afed664940?. Acesso em: 15 maio 2020.

JAGGAR, Alison M.; BORDO, Susan R.. Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

JOLY, Martine. Introdução a análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.

KING, Angela. The Prisoner of Gender: Foucault and the Disciplining of the Female Body. Journal Of International Women's Studies, Massachusetts, v. 5, n. 2, p.29-39, mar. 2004.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 1987.

SARQUIS, Aléssio Bessa; IKEDA, Ana Akemi. A prática de posicionamento de marca em agências de comunicação. Revista de Negócios, Blumenau, v. 12, n. 4, p. 55-70, dez. 2007.

SCHMIEGELOW, Sarah Schmithausen. Disseminação do conhecimento de moda na comunicação digital de marcas populares de vestuário e acessórios. Dissertação (Mestrado) Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. 141 p.

SCOTT, Ellen. Metro. We need to talk about this one massive issue in women’s clothing. 2016. [online] Disponível em: https://metro.co.uk/2016/07/04/we-need-to-talk-about-this-one-massive-issue-in-womens-clothing-5983782/. Acesso em: 31 jul. 2020.

STREY, Marlene Neves. Mulheres e moda: a feminilidade comunicada através das roupas. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 13, p.148-154, dez. 2000.

RIBAS, José Augusto; BEZERRA, Amilcar. O conceito genderfluid nas campanhas publicitárias da Gucci. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, São Paulo, p. 1-12, 2016.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda., 1992.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

NOVELLI, D.; MORAES, G. da S. MODA, FEMINILIDADE E CONTROLE SOCIAL: O DISCURSO DE OPRESSÃO DISSEMINADO PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL DA MARCA GUCCI. Revista Feminismos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.9771/rf.v9i2.44971. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/44971. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos