ENTREVISTA: MOVIMENTOS DE MULHERES NEGRAS EM ESPAÇOS DE PODER COM VILMA REIS

Autores

  • Charlene da Silva Borges UFBA PPGNEIM

Resumo

O encontro para a realização da entrevista foi realizado no dia 22 de julho de 2019, com início às 10:30h e término às 12:30h, nas dependências do CEAO- CENTRO DE ESTUDOS AFRO ORIENTAIS, no Bairro Dois de Julho, Salvador, onde a entrevistada cursa doutorado. Vilma Reis é socióloga, Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - POSAFRO/CEAO-FFCH-UFBA, e Ex- Ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia e pré candidata à Prefeitura de Salvador-BA.

A entrevista foi precedida por conversa amigável entre as partes, em um momento em que entrevistada estava sofrendo com problemas vocais em virtude da cansativa jornada de compromissos por conta da agenda do “Julho das Pretas[1]”, mas ainda assim, gentilmente, colaborou para a realização deste trabalho.

Nesse contexto, expliquei o objetivo da entrevista, em razão da minha condição de pesquisadora em estudos e gênero e feminismos, bem como o interesse em fazer algumas perguntas relacionadas ao escopo das relações de Gênero e Poder, especificamente em relação à realidade de mulheres negras e atuação política através de movimentos e coletivos.

Afinal, independente da circunstância notória de se tratar de uma pré-candidata à Prefeitura de Salvador, a entrevistada é uma  figura de alta representatividade e prestígio entre as mulheres negras do Estado da Bahia,  com um vasto  histórico de ocupação dos espaços de poder, e militância junto aos movimentos de mulheres negras.



[1] O Julho das Pretas é uma agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras da Bahia, região Nordeste, e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras. Fonte: https://institutoodara.org.br/julho-das-pretas/. Acesso em 31/08/2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlene da Silva Borges, UFBA PPGNEIM

MESTRANDA EM ESTUDOS DE GENEROS E FEMINISMOS. DEFENSORA PÚBLICA FEDERAL. MEMBRA DO INSTITUTO BAIANO DE PROCESSO PENAL- IBAPDD

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

BORGES, C. da S. ENTREVISTA: MOVIMENTOS DE MULHERES NEGRAS EM ESPAÇOS DE PODER COM VILMA REIS. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42941. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Entrevista