Alexandrina e Lozinha: duas gerações e (quase) nenhum diálogo

Autores

  • Isabelle Priscila Carneiro de Lima Instituto Federal da Bahia

Resumo

Neste artigo pretendemos contar em linhas breves a história de duas mulheres no contexto de seus dias – mãe e filha. A primeira à frente do seu tempo, a outra nem um pouco. Para isso, utilizamos elementos narrados por elas sobre suas vidas, suas interpretações acerca de fatos localizados nos seus respectivos tempos e, paralelamente, comparamos essas justificativas com o que nos traz a literatura sobre narrativas de gênero e geração. Para fundamentar e compreender algumas passagens, baseamo-nos nas falas de Tavares (2011), Delgado (2010) e Pollack (1989). Durante a escrita do texto, nos deparamos com dicotomias e contradições do comportamento dessas mulheres de gerações diferentes e buscamos, sempre que possível, sugerir nas passagens uma reflexão às leitoras.

Palavras-chave: mulheres; geração; narrativas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Priscila Carneiro de Lima, Instituto Federal da Bahia

Licenciada em Física e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professora de Física no Instituto Federal da Bahia, onde desenvolve trabalhos que relacionam questões de gênero e História da Ciência, além de coordenar o projeto @LBsTem.

Referências

DELGADO, J. Velhice, corpo e narrativa. Horizontes Antropológicos, v. 16, n. 34, p. 189-212, 2010.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

TAVARES, M. Sexo, afeto e solteirice: intersecções de gênero, raça e geração entre mulheres de classe média. in: Gênero, mulheres e feminismos / Alinne Bonneti e Ângela Maria Freire de Lima e Souza (org.). - Salvador: EDUFBA : NEIM, 2011. 346 p. - (Coleção Bahianas ; 14)

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

DE LIMA, I. P. C. Alexandrina e Lozinha: duas gerações e (quase) nenhum diálogo. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42058. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva