Maternidade, políticas públicas e condições de permanência no mercado de trabalho: narrativas de mulheres- mães-trabalhadoras.

Autores

  • Raquel Pimenta UFBA PPGNEIM

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir das discussões e reflexões teóricas ocorridas na disciplina Memórias e Narrativas de Gênero e Geração. Nesse sentido, o artigo pretende registrar as narrativas de duas mulheres-mães. Ambas com filho (a) s que percebem Benefício de Prestação da Assistência Social ². A partir do relato dessas mulheres, revela-se o emaranhado de situações - provenientes do contexto socioeconômico e cultural no qual estão inseridas - que culminou no abandono da atividade laborativa exercida por cada uma delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pimenta, UFBA PPGNEIM

Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPGNEIM/UFBA. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (2008). Pesquisa sobre Gênero e Política de Previdência Social. Atua como Assistente Social no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, desde 2009. Possui experiência com oficinas e palestras para estudantes, profissionais de Serviço Social e demais profissionais em matéria de previdência social, benefícios previdenciários, benefícios assistenciais e atuação da assistente social no âmbito do INSS.

Referências

CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. 2ª.ed. – São Paulo: Outras Expressões, 2015.

Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CRENSHAW, Kimberlé: Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero: Revista Estudos Feministas, 2002.

GUILLAUMIN, Collete, TABET , Paola e MATHIEU, Nicole. O patriarcado desvendado: teorias de três feministas materialistas: / organizadoras: Verônica Ferreira – Recife: SOS Corpo, 2014.

MARCONDES, Mariana Manzzini e MEIRELLES, Maria do Carmo Toledo Cruz: Política de creches no Brasil: até onde caminhou o compromisso com a igualdade de gênero? 2015.

SALVATICI, Silvia. Memórias de gênero: reflexões sobre a história oral de mulheres: Associação Brasileira de História Oral, volume 8, ano 1, 2005. Tradução: Luiz Antônio Rodrigues Ribeiro Campos.

TEIXEIRA, Solange Maria. Família e as formas de proteção social e primária aos idosos. Revista Kairós, 2008, p. 59-80.

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

PIMENTA, R. Maternidade, políticas públicas e condições de permanência no mercado de trabalho: narrativas de mulheres- mães-trabalhadoras. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42043. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva