Maternidade, políticas públicas e condições de permanência no mercado de trabalho: narrativas de mulheres- mães-trabalhadoras.
Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir das discussões e reflexões teóricas ocorridas na disciplina Memórias e Narrativas de Gênero e Geração. Nesse sentido, o artigo pretende registrar as narrativas de duas mulheres-mães. Ambas com filho (a) s que percebem Benefício de Prestação da Assistência Social ². A partir do relato dessas mulheres, revela-se o emaranhado de situações - provenientes do contexto socioeconômico e cultural no qual estão inseridas - que culminou no abandono da atividade laborativa exercida por cada uma delas.
Downloads
Referências
CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. 2ª.ed. – São Paulo: Outras Expressões, 2015.
Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CRENSHAW, Kimberlé: Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero: Revista Estudos Feministas, 2002.
GUILLAUMIN, Collete, TABET , Paola e MATHIEU, Nicole. O patriarcado desvendado: teorias de três feministas materialistas: / organizadoras: Verônica Ferreira – Recife: SOS Corpo, 2014.
MARCONDES, Mariana Manzzini e MEIRELLES, Maria do Carmo Toledo Cruz: Política de creches no Brasil: até onde caminhou o compromisso com a igualdade de gênero? 2015.
SALVATICI, Silvia. Memórias de gênero: reflexões sobre a história oral de mulheres: Associação Brasileira de História Oral, volume 8, ano 1, 2005. Tradução: Luiz Antônio Rodrigues Ribeiro Campos.
TEIXEIRA, Solange Maria. Família e as formas de proteção social e primária aos idosos. Revista Kairós, 2008, p. 59-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.