Mães na universidade: trabalho reprodutivo e estratégias de permanência

Autores

Resumo

O objetivo do texto é discutir as estratégias de permanência de estudantes mães em uma universidade federal. Está baseado em pesquisa qualitativa exploratória, por meio da aplicação de questionários e entrevistas cujos dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Parte-se do conceito de trabalho reprodutivo, a partir das contribuições da teoria da reprodução social, para então apresentar as estratégias de permanência materiais e simbólicas desenvolvidas por estudantes mães na universidade pesquisada. Destaca-se como o trabalho reprodutivo consubstanciado nas demandas da maternagem embaralha a classificação entre material e simbólico, por seu status histórico de atividade não remunerada, e desenvolvida no Brasil especialmente por mulheres negras. Com o pouco tempo disponível, as estudantes mães apostam em estratégias de permanência simbólicas individuais mais do que coletivas, tendo como efeito uma alta demanda por acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Tavares Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP, tem Mestrado em Educação pela UFRGS, Doutorado em Educação pela UERJ e Pós-Doutorado em Educação na USP. Professora Adjunta no DCB e PPGE-UESC, é do Grupo de Pesquisa GEPPES/MB. Pesquisa Acesso e Permanência na Universidade, Formação de Professores e Educação Popular.

Referências

ADUSC. Deputados barram construção de creche na UESC. Portal da Associação de Docentes da UESC, 2020. Disponível em: http://www.portal.adusc.org/deputados-barram-construcao-de-creche-na-uesc/. Acesso em: 23 set. 2020.

ADUSP. Razões para exigir do reitor a imediata reativação da Creche Oeste. Portal da Associação de Docentes da USP, 2019. Disponível em: http://www.adusp.org.br/index.php/imprensa/cads/3465-razoes-para-exigir-do-reitor-a-imediata-reativacao-da-creche-oeste/. Acesso em: 23 set. 2020.

ARRUZZA, Cinzia, BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%. São Paulo: Boitempo, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Revista Outubro, vol. 32, p. 99-113, 2019.

FRASER, Nancy. Crisis of Care? On the Social-Reproductive Contradictions of Contemporary Capitalism. In: BHATTACHARYA, Tithi. (Ed.). Social Reproduction Theory: Remapping Class, Recentering Oppression. London: Pluto Press, 2017.

SANTOS, Dyane. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. (Tese de Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

VELOSO, Teresa C. M. A., MACIEL, Carina E. Acesso e permanência na educação superior: análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, vol. 51, n. 37, p. 224-250, 2015.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

MENDES, M. T. Mães na universidade: trabalho reprodutivo e estratégias de permanência. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/38982. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva