Mães na universidade: trabalho reprodutivo e estratégias de permanência
Resumo
O objetivo do texto é discutir as estratégias de permanência de estudantes mães em uma universidade federal. Está baseado em pesquisa qualitativa exploratória, por meio da aplicação de questionários e entrevistas cujos dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Parte-se do conceito de trabalho reprodutivo, a partir das contribuições da teoria da reprodução social, para então apresentar as estratégias de permanência materiais e simbólicas desenvolvidas por estudantes mães na universidade pesquisada. Destaca-se como o trabalho reprodutivo consubstanciado nas demandas da maternagem embaralha a classificação entre material e simbólico, por seu status histórico de atividade não remunerada, e desenvolvida no Brasil especialmente por mulheres negras. Com o pouco tempo disponível, as estudantes mães apostam em estratégias de permanência simbólicas individuais mais do que coletivas, tendo como efeito uma alta demanda por acolhimento.
Downloads
Referências
ADUSC. Deputados barram construção de creche na UESC. Portal da Associação de Docentes da UESC, 2020. Disponível em: http://www.portal.adusc.org/deputados-barram-construcao-de-creche-na-uesc/. Acesso em: 23 set. 2020.
ADUSP. Razões para exigir do reitor a imediata reativação da Creche Oeste. Portal da Associação de Docentes da USP, 2019. Disponível em: http://www.adusp.org.br/index.php/imprensa/cads/3465-razoes-para-exigir-do-reitor-a-imediata-reativacao-da-creche-oeste/. Acesso em: 23 set. 2020.
ARRUZZA, Cinzia, BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%. São Paulo: Boitempo, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Revista Outubro, vol. 32, p. 99-113, 2019.
FRASER, Nancy. Crisis of Care? On the Social-Reproductive Contradictions of Contemporary Capitalism. In: BHATTACHARYA, Tithi. (Ed.). Social Reproduction Theory: Remapping Class, Recentering Oppression. London: Pluto Press, 2017.
SANTOS, Dyane. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. (Tese de Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.
VELOSO, Teresa C. M. A., MACIEL, Carina E. Acesso e permanência na educação superior: análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, vol. 51, n. 37, p. 224-250, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.