ENTREVISTA COM AMELINHA TELES

Autores

  • Danielle Tega Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Mabel Bellucci Universidade de Buenos Aires (UBA)

Resumo

Amelinha Teles é uma das feministas mais conhecidas do país. Fundadora, com outras companheiras, da União de Mulheres de São Paulo e do projeto de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), atua há décadas no combate à violência de gênero. Nesta entrevista, fala sobre sua longa trajetória na luta pelos direitos humanos no Brasil: de sua experiência na clandestinidade contra a ditadura militar (1964-1985) à atuação das mulheres durante o processo constituinte; da luta pela legalização do aborto às relações entre os movimentos feministas e a academia; de sua participação na imprensa feminista ainda nos anos ditatoriais à defesa de um feminismo antipatriarcal, antirracista e anticapitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Tega, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Substituta na UEMS

Doutora em Sociologia pela Unicamp

Pós-doutorado realizado no Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu

Mabel Bellucci, Universidade de Buenos Aires (UBA)

Integrante do Grupo de Estudios sobre Sexualidades (GES) do Instituto de Investigación Gino Germani na Universidad de Buenos Aires (UBA).

Downloads

Publicado

2020-10-17

Como Citar

TEGA, D.; BELLUCCI, M. ENTREVISTA COM AMELINHA TELES. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/36206. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevista