SINGLEHOOD AMONG YOUNG AND MIDDLE AGE WOMEN IN POLAND – STEREOTYPES IN THE MASS MEDIA VS. SINGLE WOMEN’S OPINIONS
Resumo
O texto apresenta as mulheres residentes das grandes cidades da Polônia vivendo sozinhas. A autora se refere à sua própria pesquisa empírica. Em primeiro lugar, ela apresenta uma análise do conteúdo de artigos sobre morar sozinha publicados nos últimos 16 anos em duas revistas semanais polonesas populares, que descrevem a imagem de uma mulher solteira criada pela mídia. A segunda parte apresenta as opiniões das mulheres pesquisadas sobre suas atitude em relação ao estereótipo criado pela mídia sobre a mulher que vive sozinha e os motivos por viverem sós. As principais circunstâncias sociais apresentadas neste artigo são as altas expectativas em relação a possíveis parceiros e relacionamentos, a idéia de um "amor ideal" e a importância de ter uma carreira profissional. O artigo apresenta as semelhanças e diferenças entre a imagem de uma “mulher solteira” apresentada nos artigos de jornal e as respostas de mulheres solteiras das grandes cidades. A pesquisa foi realizada na Polônia, que é um exemplo de país em transformação econômica, cultural e social, com dois sistemas de valores: tradicional (coletivista) e moderno (individualismo).
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