PARA QUE NÃO EXISTAM MAIS RENATAS: A contemporaneidade do trabalho doméstico remunerado brasileiro, transformações e impasses

Autores

  • Luísa Maria Silva Dantas Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa o trabalho doméstico remunerado e/ou realizado na casa de terceiros; nas áreas de antropologia da família e parentesco, antropologia das relações étnico-raciais brasileira; antropologia do gênero; antropologia do trabalho e antropologia urbana.

Resumo

Por meio da narrativa biográfica e a trajetória social de uma trabalhadora doméstica baiana, este artigo visa analisar a contemporaneidade do trabalho doméstico remunerado brasileiro, algumas transformações e impasses, mais especificamente vividas e elaboradas por Renata na cidade de Salvador. Recentemente foi aprovada no Brasil a Lei 150/15, que visa equiparar os direitos das domésticas aos demais trabalhadores urbanos; também identificamos o surgimento de políticas públicas voltadas à categoria, como o condomínio 27 de Abril em Salvador/BA (2012), com intensa participação do sindicato da Bahia e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Então, a proposta deste artigo é relacionar eventos recentes que podem representar avanços no que tange às condições de vida e trabalho de domésticas baianas, mas que atuam em simultaneidade a dificuldades novas ou mais antigas da categoria.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

SILVA DANTAS, L. M. PARA QUE NÃO EXISTAM MAIS RENATAS: A contemporaneidade do trabalho doméstico remunerado brasileiro, transformações e impasses. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 2/3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30315. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva