ENTRE PANELAS, FOGÕES E AVENTAIS:O ensino de práticas domésticas na Escola Técnica de Curitiba nos anos 1940 e 1950

Autores

  • Ana Caroline de Bassi Padilha Doutoranda em Tecnologia e Sociedade na UTFPR. Possui graduação em Comunicação Social pela UFPR (2005) e em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR (2006), Especialização em Marketing pela FAE (2009) e Mestrado em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR (2014).
  • Marinês Ribeiro dos Santos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de práticas domésticas no curso de Corte e Costura na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1950. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso industrial ginasial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava, como parte do currículo, a prática educativa de Economia Doméstica com o intuito de preparar futuras “donas de casa exemplares”. No que tange à formação de meninas, os conteúdos serão analisados a partir do viés de pedagogias de gênero, visto que a instituição estava interessada em ensinar, legitimar e reforçar concepções tradicionais de feminilidade como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

DE BASSI PADILHA, A. C.; RIBEIRO DOS SANTOS, M. ENTRE PANELAS, FOGÕES E AVENTAIS:O ensino de práticas domésticas na Escola Técnica de Curitiba nos anos 1940 e 1950. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 2/3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva