A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÊNERO: experiências no Brasil e em Portugal
Resumo
Este artigo objetiva compreender a percepção de docentes do ensino superior em saúde do Brasil e de Portugal sobre a educação no assunto desigualdade de gênero. O estudo comparado de natureza qualitativa foi realizado com aplicação de entrevistas com 7 docentes, de ambos os sexos, de Instituições de Ensino Superior do Brasil (Universidade Federal de Sergipe) e de Portugal. Os resultados apontam para uma invisibilidade de uma diferença entre os gêneros e consequente relações de poder como resquícios de um passado recente. Conclui sobre a necessidade em se desenvolver maiores discussões desse tema no ensino superior em saúde nos dois países, por ser a educação superior um espaço privilegiado para desconstruções e mudanças de paradigmas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.