REPRESENTAÇÕES DOS/AS DOCENTES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL SERGIPE, CAMPUS ITABAIANA/SE

Autores

  • Helma de Melo Cardoso UFS
  • Pedro Paulo Souza Rios UFS
  • Alfrancio Ferreira Dias

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar as representações dos/as docentes sobre a inclusão das temáticas de gênero e sexualidades no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana (SE). Para isso foi construída uma proposta metodológica organizada a partir da perspectiva pós-crítica, abandonando o caráter normativo da pesquisa e buscando mostrar que os fenômenos sociais são múltiplos e heterogêneos. A estratégia de coleta de dados ocorreu junto a 8 docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana/SE, sendo (5 mulheres e 3 homens) através de questionários e entrevista estruturada. Infere-se que a inclusão das temáticas de corpo, gênero e sexualidades no trabalho docente do Curso de Pedagogia está sendo abordada por iniciativas individuais dos docentes por terem formação sobre a temática de gênero e sexualidade. Surgiram também representações atravessadas pelo discurso heteronormativo e biológico que silenciam diante das situações de preconceito e de desrespeito à diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-14

Como Citar

CARDOSO, H. de M.; RIOS, P. P. S.; DIAS, A. F. REPRESENTAÇÕES DOS/AS DOCENTES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL SERGIPE, CAMPUS ITABAIANA/SE. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30267. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva