Educação e tradição: reflexões a partir de Hannah Arendt e Walter Benjamin

Autores

  • Vanessa Sievers de Almeida UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9761

Palavras-chave:

Educação, tradição, responsabilidade, Hannah Arendt, Walter Benjamin

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos da noção de tradição em Hannah Arendt e de Walter Benjamin. Em seguida aborda-se a relevância da tradição para uma formação ético-política, sustentando que uma “educação tradicional” pode contribuir para que os educandos delineiem sua pertença a um mundo que compartilham com outros. Defende-se que a apropriação de tradições herdadas, ao contrário do que muitas vezes se afirma, não inviabiliza necessariamente a liberdade do educando, mas promove fundamentalmente as faculdades de julgar e pensar por conta própria e a disposição de renovar o mundo. Finalmente se discutem as repercussões que a perda hodierna da tradição traz para a educação, indagando se ainda é possível formar os mais novos, quando o passado parece não ter mais nada a nos dizer e num momento em que nos perguntamos se ainda temos algo a transmitir. Indagamos de que forma podemos nos responsabilizar pela formação dos educandos quando não mais temos uma tradição que nos une e orienta, ou à luz da qual possamos compreender nossas experiências.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Almeida, V. S. de. (2015). Educação e tradição: reflexões a partir de Hannah Arendt e Walter Benjamin. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9761

Edição

Seção

Artigos