Design de ludicidade

Autores

  • Conceição Lopes Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9155

Palavras-chave:

ludicidade, pragmática a comunicação humana, design de ludicidade, ação social

Resumo

A ludicidade, enquanto fenómeno e condição de ser do Humano, está presente em cada pessoa e em todas as culturas. Manifesta-se diversamente e, na multiplicidade dos seus efeitos verificamos que ela é potenciadora da intercompreensão, a meta ideal da comunicação humana. Porém, a lógica mercantilista que influencia a padronização do inconsciente coletivo das relações inter-pessoais está presente no modo mais comum de ver a ludicidade. E, que os media, nas suas escalas e dimensões locais e globais, difundem largamente, promovendo e legitimando, uma visão alienante e instrumentalizada sobre a ludicidade, acabando esta por ser adotada como norma. Alimentada, também, por discursos hedonistas, a ludicidade é destacada como valor de lucro e de subversão consentida pela ordem do mercado estabelecida. Contudo, a essência da ludicidade nada tem de alienante e tudo tem para a dignificação do Humano. A concetualização do design de ludicidade que se apresenta é informada pela conexão teórica estabelecida entre a pragmática da comunicação e a pragmática da ludicidade. Por um lado, ela é dinamizadora e facilitadora da compreensão do fenómeno da ludicidade, das suas manifestações e efeitos nas pessoas e na sociedade e, por outro lado, é fundamento de uma metodologia de intervenção-formação-investigação, que respeita qualquer contexto situacional, pois a estes está subordinada. O design de ludicidade está no centro dos projetos de ação social, na investigação, dinamização das aprendizagens e na co-construção da mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Lopes, Universidade de Aveiro

Prof. Associado da Universidade de Aveiro

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Lopes, C. (2014). Design de ludicidade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9155

Edição

Seção

Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)