O ato de dizer por escrito na esfera acadêmica: implicações conceituais de base histórico-cultural

Autores

  • Simone Lesnhak Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9126

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Eventos de letramento, Práticas de letramento.

Resumo

O ato de dizer, por meio da escrita, na universidade parece constituir desafio substantivo para muitos estudantes; vivências empíricas na docência no ensino superior têm sinalizado para isso, tanto quanto pesquisas que vêm ocupando espaços em eventos educacionais da área da linguagem. Em atenção a esses ‘sinais’, este artigo teórico tem como objetivo identificar conceitos no campo dos estudos do letramento, em interface com o ideário bakhtiniano, tomados como potenciais contributos a novas compreensões acerca de implicações histórico-culturais desse mesmo ato de dizer, por escrito, na universidade. A proposta é de que a escrita acadêmica seja compreendida como constitutiva de eventos de letramento para cuja participação são requeridas dos acadêmicos práticas de letramento que ancorem essa mesma participação, processo que demanda familiarização com os modos de dizer e os modos de fazer na universidade, do que decorre maior ou menor inserção nessa esfera da atividade humana.

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Biografia do Autor

Simone Lesnhak, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Doutorado na UFSC, professora na Universidade da Região de Joinville há 15 anos.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Lesnhak, S. (2015). O ato de dizer por escrito na esfera acadêmica: implicações conceituais de base histórico-cultural. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9126

Edição

Seção

Artigos