Diálogo, pesquisa e prática educativa

Autores

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9071

Palavras-chave:

Ciência. Diálogo. Educação

Resumo

Fruto de reflexões e experiências diversas oriundas da prática na formação docente, da pesquisa em educação e dos diálogos com profissionais e estudantes, a proposta deste ensaio é discutir uma possível maneira de pensar e fazer ciência (em sua variação “pesquisa”) a partir do dialógico, que é uma relação mais compreensiva entre os parceiros envolvidos no processo de construção do conhecimento e também outra forma de abordar a relação sujeito – objeto. Como desdobramento dessa discussão, este texto visa também tecer algumas implicações sobre a prática educativa. A espera (ativa), portanto, a partir deste texto é impactar o leitor e a mim mesmo à medida que visa aprofundar o desenvolvimento de outras maneiras de pensar e fazer a pesquisa, sobretudo no campo da educação. Para essa empreitada iremos fazer recortes de itinerências históricas da aventura humana em relação à produção do conhecimento e, mais especificamente, em relação à ciência e o pano de fundo de um projeto de colonização, desenvolvendo a ideia de que a ciência manteve cumplicidade com o projeto civilizatório colonizador, sobretudo via a marca do não dialógico. Por fim, este ensaio visa apontar novas possibilidades de pensar e fazer ciência, principalmente no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Prof. Colegiado do Colegiado em Psicologia. Especialista em Educação Especial (UFAL) / Especialista em Educação à Distçancia (SENAC-AL), Mestre em Educação (UNEB/UQAC), Doutor em Educação (UQAC).

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Ribeiro, M. S. de S. (2015). Diálogo, pesquisa e prática educativa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9071

Edição

Seção

Artigos