MARSICO, G.; KOMATSU, K.; IANNACCONE, A. Crossing Boundaries: Intercontextual Dynamics Between Family and School. Charlotte, NC: Information Age Publishing (IAP). 2013.

Autores

  • Verônica Gomes Nascimento Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • André Luís Prado Dória Universidade Federal da Bahia
  • Maria Virginia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.8646

Palavras-chave:

Psicologia Cultural, Contextos Educacionais, Fronteiras

Resumo

Crossing Boundaries: Intercontextual Dynamics Between Family and School é uma coletânea publicada em 2013 pela Information Age Publishing (IAP), organizada por Giuseppina Marsico (Universidade de Salerno), Koji Komatsu (Universidade Osaka Kyoiku) e Antonio Iannaccone (Universidade de Neuchâtel). O livro está organizado em duas seções, com cinco capítulos (1-5) na primeira seção e seis capítulos (6-11) na segunda. A primeira seção é intitulada Explorations of Regulatory Dynamics Taking Place During the Encounters of the Two Microsystems e a segunda Analyses of the Representations’ System Produced by the Actors in One Context (Family) Towards the Other Microsystem (School). Na última seção estão inseridos, ainda, três capítulos finais (Commentary; General Conclusion: Moving Between the Social Spaces: Conditions for Boundaries Crossing; e About the contributor). A coletânea representa uma aproximação, um convite para o estudo dos processos educacionais a partir da perspectiva da psicologia cultural. O objetivo central da coletânea é analisar aquilo que acontece na zona de contato (border) entre a cultura familiar e a cultura escolar. O livro apresenta uma discussão sobre as fronteiras existentes entre esses diferentes contextos educacionais. Os autores propõem uma reflexão sobre os variados discursos que surgem na zona de fronteira e sobre o movimento de atravessá-las, observando o que acontece na vida cotidiana dos atores envolvidos. Ao analisarem o movimento entre os espaços sociais e os processos dinâmicos que acompanham o diálogo entre a família e escola, os autores recorrem aos diversos conceitos da psicologia cultural.

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Biografia do Autor

Verônica Gomes Nascimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS); Pós-graduanda em Psicomotricidade pela Universidade Salvador (UNIFACS); Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

André Luís Prado Dória, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduado em Saúde Mental Coletiva pela Faculdade Ruy Barbosa. Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Salvador, Bahia.

Maria Virginia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela UFBA (2000) e doutorado em Educação pela UFBA (2004). Realizou no período de 2002-2003 pesquisa na Purdue University (Estados Unidos) e estágio pós-doutoral na Clark University (Estados Unidos). Atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação da UFBA.

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Publicado

2013-11-22

Como Citar

Nascimento, V. G., Dória, A. L. P., & Dazzani, M. V. M. (2013). MARSICO, G.; KOMATSU, K.; IANNACCONE, A. Crossing Boundaries: Intercontextual Dynamics Between Family and School. Charlotte, NC: Information Age Publishing (IAP). 2013. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.8646