Imagens Voláteis e Formação de Professores Dispositivos tecnológicos e lúdicos para as práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8552Palavras-chave:
ludicidade, educação, fotografia, cibercultura, imagens voláteisResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (EDAI) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), coordenado pela professora Edméa Santos. Como método, escolhemos a pesquisa-formação (Macedo, Santos, 2005 e Santos, 2010) que não separa a pesquisa acadêmica das práticas pedagógicas, criando com os praticantes culturais o método em sintonia com a empiria e as teorias acionadas sempre no devir da pesquisa, uma vez que todos os envolvidos constroem juntos os dispositivos, vivenciando-os. Lançamos mão dos dispositivos (Ardoino,1998) imagéticos e lúdicos para pesquisar as imagens voláteis, que possuem como contexto sócio-técnico a Cibercultura, e suas potencialidades para formação de professores. Como resultado da pesquisa, observamos que os professores usam as redes sociais, seus dispositivos móveis e os aplicativos de fotografia muito mais nas suas vidas sociais do que nas suas práticas pedagógicas. Por fim, concluímos que o processo criativo conciliado às noções e ações contemporâneas, como mobilidade, ubiquidade e interatividade, potencializa a autonomia estética dos praticantes, instituindo uma postura epistemologicamente curiosa frente às imagens criadas ou já encrustadas nos ambientes educativos.Downloads
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Publicado
2014-09-12
Como Citar
D’Ávila, C. N., & Santos, E. (2014). Imagens Voláteis e Formação de Professores Dispositivos tecnológicos e lúdicos para as práticas pedagógicas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8552
Edição
Seção
Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)