Imagens Voláteis e Formação de Professores Dispositivos tecnológicos e lúdicos para as práticas pedagógicas

Autores

  • Carina Nascimento D'Ávila UERJ
  • Edméa Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8552

Palavras-chave:

ludicidade, educação, fotografia, cibercultura, imagens voláteis

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (EDAI) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), coordenado pela professora Edméa Santos. Como método, escolhemos a pesquisa-formação (Macedo, Santos, 2005 e Santos, 2010) que não separa a pesquisa acadêmica das práticas pedagógicas, criando com os praticantes culturais o método em sintonia com a empiria e as teorias acionadas sempre no devir da pesquisa, uma vez que todos os envolvidos constroem juntos os dispositivos, vivenciando-os. Lançamos mão dos dispositivos (Ardoino,1998) imagéticos e lúdicos para pesquisar as imagens voláteis, que possuem como contexto sócio-técnico a Cibercultura, e suas potencialidades para formação de professores. Como resultado da pesquisa, observamos que os professores usam as redes sociais, seus dispositivos móveis e os aplicativos de fotografia muito mais nas suas vidas sociais do que nas suas práticas pedagógicas. Por fim, concluímos que o processo criativo conciliado às noções e ações contemporâneas, como mobilidade, ubiquidade e interatividade, potencializa a autonomia estética dos praticantes, instituindo uma postura epistemologicamente curiosa frente às imagens criadas ou já encrustadas nos ambientes educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Nascimento D'Ávila, UERJ

Graduada em Pedagogia (UERJ) e Fotografia (UNESA), foi membro do Grpesq Projeto Brinquedoteca, coordenado por Adelaide Rezende de Souza (UNESA) durante 3 anos. Atualmente, é membro de dos grupos de pesquisa GPDOC (Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura) coordenado por Edméa Santos e do Laboratório de Educação e Imagem coordenado por Nilda Alves, ambos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Email: carinandavila@gmail.com

Edméa Santos, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Email:edmeabaiana@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

D’Ávila, C. N., & Santos, E. (2014). Imagens Voláteis e Formação de Professores Dispositivos tecnológicos e lúdicos para as práticas pedagógicas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8552

Edição

Seção

Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)