Ludicidade e transdisciplinaridade

Autores

  • Maria Cândida Borges Moraes Universidade Católica de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8540

Resumo

Neste ensaio, reconhecemos a ludicidade como expressão de uma fenomenologia complexa e transdisciplinar, gerada por uma dinâmica integradora, na qual estão entrelaçadas as várias dimensões humanas, em total integração do corpo, mente e espírito, unidos em um movimento de fruição, vivenciado a partir da sensação de plenitude, prazer e bem estar que a caracteriza. As atividades lúdicas, consideradas como fenômenos de natureza complexa e transdisciplinar, implicam processos não lineares que envolvem circularidade, interatividade, recursividade, auto-organização, emergência e transcendência, como funções caracterizadoras de processos abertos que exigem flexibilidade estrutural para que a ludicidade verdadeiramente aconteça. Em sua dimensão transdisciplinar, as atividades lúdicas, facilitadoras do processo de fruição, permitem o transitar pelos diferentes níveis de realidade do objeto e os diferentes níveis de percepção e de consciência do sujeito transdisciplinar, a partir de uma epistemologia aberta, apoiada na lógica do terceiro incluído, caracterizadora de um terceiro dinamismo possível (energético, informacional ou material), potencialmente não explorado, mas capaz de se revelar em outro nível de realidade ou de materialidade. A ludicidade, como processo transdisciplinar, fruto das interações intrassubjetivas e intersubjetivas com o objeto transdisciplinar, se manifesta no espaço em que Basarab Nicolescu chama de Zona de Não Resistência, ou Zona do Sagrado, uma zona que não se submete à racionalização, mas na qual se penetra a partir da intuição, da imaginação, da sensibilidade e da criatividade, dimensões constitutivas da inteireza humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Moraes, M. C. B. (2014). Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8540

Edição

Seção

Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)