Mal-estar da adolescência: Transição identitária e contextos de interação social entre cultura e educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7803Palavras-chave:
Adolescência, Mal-estar, Contextos Culturais, Educação.Resumo
A investigação destina-se à compreensão dos vários significados sociais que se concretizam através da sistematização do conhecimento, dentro dos próprios lugares de produção, nas agências de socialização, em contextos reais de interação, nos enlaces entre fatores individuais e fatores normativos, entre representações e cultura (mediação simbólica), bem como à análise dos conteúdos descritivos da representação, da rede dos significados sociais ligados aos contextos interativos e situacionais de ativação e re-produção dos sistemas de crenças. O seu objetivo é chegar a conhecer a percepção que os adolescentes têm da sua própria condição nos seus âmbitos de vida, procurando entender os elementos que caraterizam o mal-estar inerente à adaptação à mudança, seja esta pessoal ou contextual. O autor tenta destacar as representações sociais espalhadas pelo imaginário coletivo dos jovens e que são influenciadas pelo ambiente cultural de referência, a fim de entender como este mundo seja percebido, conhecido, compreendido, encarado e comunicado durante a fase de transição identitária da adolescência. O instrumento escolhido para esse fim foi um questionário semi-estruturado, ao qual foi submetida uma amostra de 200 adolescentes, que indaga os vários âmbitos de vida e as representações, tendo em conta a valência sócio-relacional e emotivo-afetiva das variáveis contextuais que entram no jogo da transição identitária.Downloads
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Publicado
2014-01-15
Como Citar
Fasano, O. (2014). Mal-estar da adolescência: Transição identitária e contextos de interação social entre cultura e educação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7803
Edição
Seção
Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)