Culturas Juvenis, mídias e suas (des) conexões com a formação e o trabalho docente.

Autores

  • Sandra de Fátima Pereira Tosta PUC- Minas

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7771

Palavras-chave:

Problemática do magistério, Administração escolar, Culturas juvenis, Convergência midiática

Resumo

Este ensaio aborda e discute o cenário da sociedade contemporânea onde a mídia, em disponibilidade e em uso, é uma de suas dimensões mais importantes e adquire visibilidade ao modo de um “fazer inespecífico” de múltiplos, distintos e indistintos sujeitos, em permanente diálogo, interatividade e colaboração. Nesta paisagem comunicacional discutem-se modos de expressão das culturas juvenis em suas dinâmicas de realização e de construção de redes de sociabilidades, tendo como referência pesquisas com adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Belo Horizonte-MG. O entendimento deste cenário, baseado, principalmente, em saberes da antropologia, da comunicação e da educação, dentre outros campos do conhecimento, pretende ampliar a compreensão dos desafios e dilemas colocados à formação e ao trabalho docente na atualidade, na relação com as culturas juvenis em tempos de convergência midiática, a partir de reflexões sobre registros etnográficos com jovens em escolas da rede pública e particular de MG.

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Biografia do Autor

Sandra de Fátima Pereira Tosta, PUC- Minas

Doutora em Antropologia Social. Professora do Programa de Pós- graduação em Educação e da Faculdade de Comunicação e artes da PUC- Minas

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Publicado

2014-03-17

Como Citar

Tosta, S. de F. P. (2014). Culturas Juvenis, mídias e suas (des) conexões com a formação e o trabalho docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7771