Culturas Juvenis, mídias e suas (des) conexões com a formação e o trabalho docente.
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7771Palavras-chave:
Problemática do magistério, Administração escolar, Culturas juvenis, Convergência midiáticaResumo
Este ensaio aborda e discute o cenário da sociedade contemporânea onde a mídia, em disponibilidade e em uso, é uma de suas dimensões mais importantes e adquire visibilidade ao modo de um “fazer inespecífico” de múltiplos, distintos e indistintos sujeitos, em permanente diálogo, interatividade e colaboração. Nesta paisagem comunicacional discutem-se modos de expressão das culturas juvenis em suas dinâmicas de realização e de construção de redes de sociabilidades, tendo como referência pesquisas com adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Belo Horizonte-MG. O entendimento deste cenário, baseado, principalmente, em saberes da antropologia, da comunicação e da educação, dentre outros campos do conhecimento, pretende ampliar a compreensão dos desafios e dilemas colocados à formação e ao trabalho docente na atualidade, na relação com as culturas juvenis em tempos de convergência midiática, a partir de reflexões sobre registros etnográficos com jovens em escolas da rede pública e particular de MG.Downloads
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Publicado
2014-03-17
Como Citar
Tosta, S. de F. P. (2014). Culturas Juvenis, mídias e suas (des) conexões com a formação e o trabalho docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7771
Edição
Seção
Ensaios