A escola e a construção da identidade de adolescentes autores de ato infracional

Autores

  • Andréa Sandoval Padovani Universidade Federal da Bahia
  • Marilena Ristum Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7672

Palavras-chave:

Escola, Adolescência, Conflito com a lei, Medidas socioeducacionais

Resumo

Este artigo versa sobre como os adolescentes autores de ato infracional que cumprem medida socioeducativa de internação significam sua reinserção na vida escolar dentro da privação de liberdade e como este novo contato com a escola interfere na construção de sua identidade. Apresenta dados estatísticos, nacionais e regionais, relativos à escolaridade da população em geral e a de jovens envolvidos no cometimento de ato infracional, como forma de situar o leitor nesta realidade. A pesquisa utilizou-se da fotovoz como instrumento para a coleta de dados. Uma máquina fotográfica foi disponibilizada a cada um de seis adolescentes. Os participantes tinham idade entre 16 a 19 anos. Três com média de seis meses de cumprimento de MSEI e três com um ano ou mais. Foi solicitado que eles fotografassem o que era significativo para eles na internação e depois foram realizadas entrevistas para que eles pudessem falar das imagens. A escola foi fotografada por todos os adolescentes, que referiram a importância deste espaço na socioeducação e em suas vidas, percebendo a escolarização dentro da internação como um caminho possível de repensar o vínculo com a escola e desta enquanto possibilidade de reinserção social e profissional e de distanciamento da realidade infracional. Porém, faz-se necessário repensar a escola fora das unidades com vistas a manter esta ligação do jovem com este espaço de construção de identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Sandoval Padovani, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2006), Extensão e Capacitação em Prevenção ao abuso de álcool e outras SPA´s e em Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas. Mestre em Psicologia com área de concentração em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia.

Marilena Ristum, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Orienta alunos de Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase Cultura e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: violência e escola, bullying escolar, violências contra a criança, psicologia escolar e educacional, relação professor-aluno em escolas públicas e particulares.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Padovani, A. S., & Ristum, M. (2013). A escola e a construção da identidade de adolescentes autores de ato infracional. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7672

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)