Quando a escola encaminha o adolescente ao Conselho Tutelar: Impactos na construção do self educacional de um adolescente encaminhado

Autores

  • Brena Cristiane Bahia de Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Marilena Ristum Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7670

Palavras-chave:

Escola, Conselho Tutelar, Self Educacional.

Resumo

O presente estudo trouxe como objetivo principal compreender de que forma os encaminhamentos de adolescentes feitos pela Escola ao Conselho Tutelar estão imbricados em sua construção de identidade, e mais especificamente, na definição do self educacional desses próprios adolescentes. Para tanto, foram entrevistados individualmente um adolescente encaminhado e um dos conselheiros tutelares responsáveis pelo caso. O estudo apontou para o uso, por parte do aluno, de estratégias semióticas para a manutenção de sua estabilidade dinâmica de self, caracterizadas principalmente pelo seu distanciamento em relação às queixas feitas ao seu comportamento e pela não concordância com as ações tomadas pela Escola em seu caso. Em relação às questões mais contextuais, apontou-se principalmente para a falta de definição a cerca do papel do Conselho Tutelar nas questões educacionais, e para a necessidade de considerar a fala desses adolescentes ao longo de todo o processo.

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Biografia do Autor

Brena Cristiane Bahia de Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA. Mestranda em Psicologia com área de concentração em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia

Marilena Ristum, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor associado da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia

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Publicado

2013-11-22

Como Citar

Carvalho, B. C. B. de, & Ristum, M. (2013). Quando a escola encaminha o adolescente ao Conselho Tutelar: Impactos na construção do self educacional de um adolescente encaminhado. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7670

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)