As narrativas e a constituição do self educacional na adolescência

Autores

  • Ramon Cerqueira Gomes Instituto Federal Baiano
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7669

Palavras-chave:

Adolescência. Educação Escolar. Função da Escola. Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia Cultural.

Resumo

Este artigo teórico visa discutir o construto Self Educacional, baseando-se na noção de Self Dialógico e nos pressupostos da Psicologia Cultural. As narrativas produzidas no cotidiano escolar são apontadas como relevantes para a investigação do Self dos adolescentes os quais são ainda pouco estudados em profundidade no que tange a sua escolarização. A constituição do Self Educacional se dá a partir dos desdobramentos subjetivos e narrativos provindos dos discursos de pais e professores, entre outros, sobre os assuntos acadêmicos da vida do adolescente, especialmente seu desempenho. A escola dispõe, assim, de um espaço de relações, no qual os diálogos produzidos pelos distintos atores (pais, professores e estudantes) participam na configuração do Self Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Cerqueira Gomes, Instituto Federal Baiano

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa, Salvador-BA. Psicólogo Escolar do Instituto Federal Baiano – Bom Jesus da Lapa-BA. Pós-graduado em Educação Ambiental Urbana pela Escola Superior Aberta do Brasil. Mestrando em Psicologia com área de concentração em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela UFBA (2000) e doutorado em Educação pela UFBA (2004). Realizou no período de 2002-2003 pesquisa na Purdue University (Estados Unidos) e estágio pós-doutoral na Clark University (Estados Unidos). Atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação da UFBA.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Gomes, R. C., & Dazzani, M. V. M. (2013). As narrativas e a constituição do self educacional na adolescência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7669

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)