As narrativas e a constituição do self educacional na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7669Palavras-chave:
Adolescência. Educação Escolar. Função da Escola. Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia Cultural.Resumo
Este artigo teórico visa discutir o construto Self Educacional, baseando-se na noção de Self Dialógico e nos pressupostos da Psicologia Cultural. As narrativas produzidas no cotidiano escolar são apontadas como relevantes para a investigação do Self dos adolescentes os quais são ainda pouco estudados em profundidade no que tange a sua escolarização. A constituição do Self Educacional se dá a partir dos desdobramentos subjetivos e narrativos provindos dos discursos de pais e professores, entre outros, sobre os assuntos acadêmicos da vida do adolescente, especialmente seu desempenho. A escola dispõe, assim, de um espaço de relações, no qual os diálogos produzidos pelos distintos atores (pais, professores e estudantes) participam na configuração do Self Educacional.Downloads
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Publicado
2013-11-22
Como Citar
Gomes, R. C., & Dazzani, M. V. M. (2013). As narrativas e a constituição do self educacional na adolescência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7669
Edição
Seção
Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)