A relação normal/patológico no processo de aquisição da escrita
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7095Palavras-chave:
aquisição da escrita, linguagem, avaliação da aprendizagemResumo
Este estudo teve como objetivo discutir a relação normal/patológico no processo inicial de aquisição da linguagem escrita. Realizou-se um estudo de caso de uma criança de 8 anos, diagnosticada com “Distúrbio de Leitura e Escrita”, por um ambulatório de um hospital público do interior do estado de São Paulo. Foram analisados dados relacionados ao laudo da avaliação realizada no hospital e dados coletados na entrevista anamnésica, avaliação e acompanhamento terapêutico fonoaudiológico, que a criança recebeu no Centro de Convivência de Linguagens (CCL), na Unicamp, durante o ano de 2004. Os dados analisados permitiram que se levantassem questionamentos sobre a validade de alguns testes, especialmente o teste de “consciência fonológica”, e, ainda, as limitações desses testes para avaliar a linguagem em funcionamento. Os testes, enquanto mecanismos de exclusão, vinculados a relações de poder, avaliam um tipo de prática social, no qual se prioriza um modo de usar a língua/linguagem, que não é o único, nem o mais importante no universo da criança.Downloads
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Publicado
2014-06-02
Como Citar
Oliveira, E. C. de. (2014). A relação normal/patológico no processo de aquisição da escrita. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7095
Edição
Seção
Dossiê: A medicalização da vida escolar: enfoque multidisciplinar (finalizado)