A medicalização da educação na contramão das diretrizes curriculares nacionais da educação básica

Autores

  • Maria Izabel Souza Ribeiro FACED/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7047

Palavras-chave:

Medicalização. Diretrizes Curriculares nacionais.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de medicalização, mais especificamente, sobre a medicalização da educação. Com o objetivo de discutir a medicalização da vida escolar como dissonante das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, realiza uma reflexão na interface entre a educação e a psicologia escolar crítica. Para discutir o processo de medicalização fundamenta-se nas autoras Moysés e Collares (1994, 2010, 2013) e Guarido (2010). Com relação à psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica baseia-se no pensamento de Patto (2008), Souza (2002) e Machado (2000), referências da área. Com base nos referenciais adotados, o estudo teórico discute a medicalização como um processo que sustenta-se na compreensão naturalizada do ser humano que considera os fatores biológicos e psicológicos como determinantes do comportamento, o que implica na transformação de questões coletivas, resultantes da síntese de múltiplos fatores, em questões individuais de ordem biológica, orgânica ou psíquica exclusivamente. Nesse sentido, na abordagem da temática, realiza a crítica à lógica medicalizante de compreensão dos problemas de escolarização enfrentados pelos estudantes na escola. Na análise da Resolução CNE/CEB nº 4, que define as Diretrizes Curriculares da educação brasileira, aborda as dimensões, princípios e objetivos delimitados no documento para confrontá-los com a lógica da medicalização. A análise apresenta argumentos que demonstram a dissonância entre a medicalização da educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais, uma vez que as concepções e práticas medicalizantes promovem a exclusão da riqueza e complexidade das manifestações humanas e por consequência produzem o fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Souza Ribeiro, FACED/UFBA

Psicóloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde está desenvolvendo o Doutorado. Bolsista da CAPES Processo nº BEX 2041/14-6, Doutoramento Sanduíche na Universidade do Porto (UP), Portugal (2014). Professora Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA). Membro fundador do Núcleo Bahia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e membro do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI).

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Ribeiro, M. I. S. (2014). A medicalização da educação na contramão das diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7047

Edição

Seção

Dossiê: A medicalização da vida escolar: enfoque multidisciplinar (finalizado)