A nutrição no foco do Programa Saúde na Escola: reflexões sobre o processo de Medicalização

Autores

  • Liliane Alves da Luz Teles FACED UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7046

Palavras-chave:

Medicalização, Programa Saúde na Escola, Fracasso Escolar

Resumo

A medicalização é entendida como um processo que escamoteia grandes questões sociais reduzindo-as a problemas individuais, orgânicos, biológicos. Historicamente as explicações sobre a dificuldade no processo de escolarização estão carregadas de preconceitos e estigmas contra as crianças em situação de empobrecimento. Um dos discursos mais comumente associados ao fracasso é a desnutrição, que apesar de ser um grave problema social, não produz sequelas que comprometam a aprendizagem escolar. Porém, políticas públicas em educação e saúde contrariam essa perspectiva, esse é o caso do Programa Saúde na Escola, foco de nossa discussão. Através de uma análise breve do PSE, podemos perceber que a concepção da desnutrição como produtora do fracasso escolar subsidia as ações dessa política. Assim, nos propomos a discutir como o discurso medicalizante pode naturalizar e reduzir o fenômeno, através de concepções reducionistas que não contribuem efetivamente para a superação do fracasso escolar.

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Biografia do Autor

Liliane Alves da Luz Teles, FACED UFBA

Graduada em Psicologia, Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2013-08-06

Como Citar

Teles, L. A. da L. (2013). A nutrição no foco do Programa Saúde na Escola: reflexões sobre o processo de Medicalização. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.7046

Edição

Seção

Dossiê: A medicalização da vida escolar: enfoque multidisciplinar (finalizado)