Editorial – dossiê temático. Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas – trabalhos apresentados no IX Seminário de formação de professores (IX Seforprof - 2024)
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.68171Palavras-chave:
Formação de professoresResumo
Esse número temático apresenta aos leitores – da Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade – os melhores trabalhos apresentados no IX Seminário de Formação de Professores (IX SeForProf - 2024), realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), momento formativo de reflexão e debate sobre as práticas e os desafios enfrentados pelos docentes em diferentes contextos educacionais. O seminário, realizado a cada dois anos, reúne educadores, pesquisadores e estudantes para discutir as questões que envolvem a formação inicial e continuada de professores e temáticas afins à Educação, promovendo a troca de experiências e a construção de conhecimento coletivamente.
Neste dossiê temático, abordamos as principais questões debatidas no IX SeForProf, centradas no tema “Do autoavaliar ao internacionalizar: a pós-graduação e seus enfrentamentos contemporâneos”. O objetivo desse número é ampliar as discussões em torno da formação docente, explorando diferentes perspectivas que envolvem a prática pedagógica, a política educacional, as metodologias inovadoras e os desafios da educação no cenário atual. A cada edição, o SeForProf tem se consolidado como um espaço importante em Uberaba, Minas Gerais, e na região do Triângulo Mineiro, para a atualização e a qualificação de professores, ao refletir sobre a educação em seus múltiplos aspectos. O presente dossiê busca aprofundar as problemáticas e soluções propostas, ao destacar as contribuições de especialistas e pesquisadores acerca das questões emergentes da área da formação de professores. Também, visa reunir artigos e produções acadêmicas que discutem, de forma crítica e reflexiva, os principais temas abordados no IX SeForProf. Com tal proposta, buscamos contribuir para a difusão de conhecimento acadêmico e prático que seja relevante
para a transformação da formação docente no Brasil e além, ao promover um espaço de diálogo entre a pesquisa, a prática pedagógica e a política educacional. As pesquisas voltadas à formação docente têm um papel fundamental na melhoria da educação, pois propiciam reflexões sobre práticas pedagógicas, metodologias de ensino e políticas educacionais, contribuindo para a qualificação profissional de professores. Tais investigações e discussões centram-se na busca em identificar desafios e propor soluções para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, fundamentais na busca por uma educação de qualidade. Além disso, exploram a importância do desenvolvimento profissional, do uso de tecnologias educacionais e da adaptação às novas demandas da sociedade, propiciando aos profissionais da educação, em particular, aos professores, o preparo para enfrentar os desafios contemporâneos das salas de aula. Tais aspectos são fundamentais para uma formação integrada à sociedade atual, no sentido de uma educação integral e cidadã dos alunos.
Esse dossiê está composto por 11 artigos que tratam de diversos aspectos da formação docente, desde a abordagem teórica e metodológica até as experiências práticas vivenciadas por professores em diferentes contextos educacionais. Cada artigo foi cuidadosamente
selecionado para representar as discussões mais pertinentes que emergiram durante o evento, os textos passaram por avaliação anônima entre pares e foram estruturados de forma a oferecer ao leitor uma visão abrangente sobre as questões que moldam a formação de professores nos dias de hoje. Agradecemos aos participantes do IX SeForProf, aos autores
dos artigos integrantes deste dossiê e aos revisores dos textos, que garantiram a qualidade e o rigor científico das produções. Também expressamos nossa gratidão à Revista Entreideias
por viabilizar a publicação deste dossiê, ampliando o alcance das reflexões sobre a formação de professores em diversos segmentos educacionais. Convidamos o leitor a ref letir sobre as diversas temáticas abordadas nos artigos que compõem o número e assim, esperamos
que este dossiê temático seja uma importante contribuição para o campo da educação, oferecendo novas perspectivas, aprofundamentos teóricos e práticas que possam inspirar e desafiar os profissionais da educação em sua constante busca por aprimoramento e inovação. Que as discussões aqui apresentadas possam enriquecer a formação de novos educadores e influenciar positivamente o cenário educacional.
Downloads
Referências
***
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.