Transformação em processo

Autores

  • Celso Fernando Favaretto USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6516

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação, Tecnociência, Crise Contemporânea

Resumo

Nesta conferência proferida por ocasião do Seminário Nacional de Educação integral: experiências que transformam, em agosto de 2012, destacam-se dois conceitos fundamentais para se entender as transformações modernas que estão sendo levadas aos seus limites expressivos nas transformações contemporâneas: de um lado, o deslocamento de fronteiras conceituais e históricas; de outro, o caráter insuportável da experiência contemporânea. A incidência dessas transformações no saber – especialmente as provocadas pelas tecnociência e pelas redes de comunicação – corresponde ao desgaste das delimitações tradicionais de áreas de conhecimento e da cultura e à perda da unidade da experiência. Evidencia a necessidade de se pensar a educação no horizonte das transformações contemporâneas, da crítica das ilusões da modernidade e da necessidade de se proceder à reorientação dos seus pressupostos. Trata-se de reconsiderar a fundamental ideia de formação e de reexaminar as justificativas e os pressupostos da crença dos tradicionais componentes do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Favaretto, C. F. (2012). Transformação em processo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6516

Edição

Seção

Artigos