Visita de licenciandos ao Museu dos Dinossauros: estágio supervisionado, (in)formação e emoções em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64946Palavras-chave:
museus de ciências, emoções, respostas emicionais, estágio supervisionadoResumo
Refletir sobre a formação inicial de professores perpassa por pensar o atendimento das demandas educacionais que se colocam na sociedade contemporânea. A construção de conhecimentos insere-se em um diálogo constante entre o educando e diferentes contextos, os quais não são restritos à escola, sendo os espaços de Educação Não Formal (ENF), como os museus, convidados a contribuir com essa tarefa. Visitas à museus, comumente despertam emoções nas pessoas, algo muito importante no processo educacional e que, por vezes, não é considerado na Educação Formal. Esta pesquisa situa-se no campo dos Estágios Curriculares Supervisionados, em particular, na aproximação entre a formação de professores e visita a um espaço de ENF. O espaço em questão é o Museu dos Dinossauros (MD), em Uberaba-MG, Brasil. Os objetivos centram-se em dois momentos, em que, inicialmente, reflexões são apresentadas sobre as contribuições de uma visita ao MD realizada por 28 licenciandos. E, em seguida, a investigação busca identificar e discutir respostas emocionais desencadeadas por um dos licenciandos nesse espaço, configurando um estudo de caso.
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