Visita de licenciandos ao Museu dos Dinossauros: estágio supervisionado, (in)formação e emoções em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64946

Palavras-chave:

museus de ciências, emoções, respostas emicionais, estágio supervisionado

Resumo

Refletir sobre a formação inicial de professores perpassa por pensar o atendimento das demandas educacionais que se colocam na sociedade contemporânea. A construção de conhecimentos insere-se em um diálogo constante entre o educando e diferentes contextos, os quais não são restritos à escola, sendo os espaços de Educação Não Formal (ENF), como os museus, convidados a contribuir com essa tarefa. Visitas à museus, comumente despertam emoções nas pessoas, algo muito importante no processo educacional e que, por vezes, não é considerado na Educação Formal. Esta pesquisa situa-se no campo dos Estágios Curriculares Supervisionados, em particular, na aproximação entre a formação de professores e visita a um espaço de ENF. O espaço em questão é o Museu dos Dinossauros (MD), em Uberaba-MG, Brasil. Os objetivos centram-se em dois momentos, em que, inicialmente, reflexões são apresentadas sobre as contribuições de uma visita ao MD realizada por 28 licenciandos. E, em seguida, a investigação busca identificar e discutir respostas emocionais desencadeadas por um dos licenciandos nesse espaço, configurando um estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo programa de Pós-Graduação. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e, licenciado em Pedagogia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Não Formal, Espaços Extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de Formação de Professores. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2).   

Referências

ALLARD, Michel; BOUCHER, Suzanne; FOREST, Lina. The museum and

the school. McGill Journal of Education/Revue des sciences de l’éducation de

McGill, v. 29, n. 2, 1994.

ALVES, Maria Ribamara de; SILVA, Hugo Napoleão Alves; SENA, Caio

Patrício de Sousa. Relato de experiência - Estágio supervisionado. In:

Congresso Nacional da Educação (CONEDU), 7., 2020. Anais. Campina

Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2020. p. 1-12.

revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 14, p. 2-46, jan./abril 2025 45

BELLOCCHI, Alberto. Methods for sociological inquiry on emotion in

educational settings. Emotion Review, v. 7, n.3, p. 151-156, 2015.

BELLOCCHI, Alberto; RITCHIE, Stephen M.; TOBIN, Kenneth;

SANDHU, Satwant. Exploring emotional climate in preservice science

teacher education. Cultural Studies of Science Education, v. 8, 2013.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação:

uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

p.

BRASIL. Resolução nº 2/2019. Define as Diretrizes Curriculares

Nacionais para a formação inicial em nível superior (...) e para a

formação continuada. Ministério da Educação. Conselho Nacional de

Educação. Conselho Pleno. Brasília, DF: MEC/CNE, 2019.

BRAUND, Martin; REISS, Michael. Towards a More Authentic Science

Curriculum: The contribution of out‐of‐school learning. International

Journal of Science Education, v. 28, n.12, p. 1373-1388, 2006.

CARVALHO, Ana Maria Passos de. Os estágios nos cursos de licenciatura.

São Paulo: Cengage Learning; 2012. 143.

CHEREM, Carlos Eduardo. Peirópolis: O Vale dos Dinossauros

Brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Cherem; 2017.

CORRÊA, Cintia Chung Marques. Formação de professores e o estágio

supervisionado: Tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação

Em Revista, v. 37, 2021.

EKMAN, Paul. A Linguagem das Emoções (C. Szlak, Trad.). Lisboa,

Lua de Papel; 2011. 288 p.

FALCÃO, Douglas; GILBERT, John. Método da lembrança estimulada:

uma ferramenta de investigação sobre aprendizagem em museus de

ciências. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2005.

FALK, John Howard; DIERKING, Lynn Diane. Learning from museums:

Visitor experiences and making of meaning. Reino Unido: AltaMira

Press, 2000. 288p.

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma

abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n.102,

p. 365-384, 2016.

GUTWILL, Joshua P.; SINDORF, Lisa. Comparing the visitor experience

at immersive and tabletop exhibits. Curator: The Museum Journal,

v. 58, n. 4, p. 401–422, 2015.

H3MED. Valores da frequência cardíaca: normal, alta ou baixa. H3med,

Disponível em https://h3med.com.br/valores-da-frequenciacardiaca-

normal-alta-ou-baixa/, 2022.

MARANDINO, Martha. A formação inicial de professores e os museus

de ciências. In: SELLES, Sandra Eescovedo; FERREIRA Márcia Serra

revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 14, p. 2-46, jan./abril 2025 46

(org.). Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói:

EdUFF, 2003. p. 59-76.

MASSARANI, Luisa et al. Mediadores de centros e museus de ciência:

um estudo sobre os profissionais que atuam na América Latina.

Museologia e Patrimônio, v. 14, n. 1, p. 446–466, 2021.

MORI, Rafael Cava; KASSEBOEHMER, Ana Cláudia. Estratégias para a

inserção de museus de ciências no estágio supervisionado em ensino

de química. Química Nova, v. 42, n 7, p. 803-811, 2019.

MULVEY, Kelly Lynn et al. Interest and learning in informal science

learning sites: Differences in experiences with different types of

educators. Plos one, v. 15, n.7, 2020.

RIBEIRO, Luis Carlos Borges. Geoparque Uberaba: Terra dos Dinossauros

do Brasil. 2014. 291 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de

Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

SCALFI, Graziele; MASSARINI, Luisa; GONÇALVES, Waneicy;

MARANDINO, Martha. Emoções e Museus de Ciência: Um Estudo com

Visitas de Famílias ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan,

São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São

Paulo, v. 22, p. 01–38, jan./dez. 2022.

TEIXEIRA, Jonny Nelson. Experimentos surpreendentes e sua

importância na promoção da motivação intrínseca do visitante em

uma ação de divulgação científica: um olhar a partir da Teoria de

Autodeterminação. 2014. 191 f. Tese (doutorado) – Universidade de São

Paulo. São Paulo, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto

Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física, Uberaba, Minas

Gerais, Brasil. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/

sistemas/pub/publicacao.html?secao=299, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto

Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, Uberaba, Minas

Gerais, Brasil. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/

sistemas/pub/publicacao.html?secao=306&publicacao=770, 2023.

YIN, Robert Kuo-zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed.

Porto Alegre: Bookman, 2001. 212 p.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Colombo Junior, P. D., & de Faria Folador, H. (2025). Visita de licenciandos ao Museu dos Dinossauros: estágio supervisionado, (in)formação e emoções em diálogo . Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64946