O potencial dos vodcasts como ferramentas de ensino e aprendizagem nas Licenciaturas: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64935

Palavras-chave:

aprendizagem ativa; formação de professores; tecnologias digitais na educação.

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou o uso pedagógico do vodcast para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos, direcionado ao aproveitamento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), guiado pela integração do conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Seus objetivos incluem formar educadores para uma exploração criativa das potencialidades proporcionadas por essas ferramentas no cenário educacional atual e colaborar para análise crítica da eficácia da incorporação das tecnologias digitais no contexto do ensino superior, sobretudo o vodcast. A pesquisa qualitativa contou com uma oficina de preparação de uso de mídias para a produção de vodcasts. Adicionalmente, buscamos avaliar a relevância do uso vodcast no ensino-aprendizagem na disciplina de matemática na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas do IFTM. O corpus utilizou grupo focal como metodologia e a Análise Textual Discursiva - ATD, segundo Moraes e Galiazzi (2016). A criação de vodcasts incentivou os licenciandos a aprofundarem seus estudos, contribuiu para o desenvolvimento criativo das atividades. Observou-se que o processo de criação de vodcasts mostrou-se uma ferramenta útil para o desenvolvimento da oralidade e superação da timidez. Conclui-se que o vodcast é uma ferramenta eficaz que pode ser utilizada tanto no processo de ensino quanto na aprendizagem. Na perspectiva dos entrevistados, as instituições de ensino superior poderiam ofertar mais disciplinas que integrem o conhecimento pedagógico ao conhecimento tecnológico durante a formação inicial, bem como mais cursos de formação continuada que ampliem essas competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA REIS, Mary Soares; SABOTA, Barbra. O uso da ferramenta

vodcast e o ensino de língua inglesa no contexto escolar: uma

contribuição dos professores em formação no Pibid. In: SEMINÁRIO

DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CSEH (SEPE) (ISSN 2447-9357), 1., Anápolis,

[Anais...]. Anápolis: [s.n.], 2015.

BOTTENTUIT Junior, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana;

COUTINHO, Clara Pereira. Podcast e Vodcast: o potencial da ferramenta

VoiceThread. 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Participar-pesquisar. In: Brandão, Carlos

Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo:

Brasiliense, 1998.

CARDOSO, Gustavo et al. Podcasting–Produção, distribuição e consumo

em Portugal. Publicações OberCom, Lisboa, 2022.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Taxonomia de Podcasts: da

criação à utilização em contexto educativo. In: ENCONTRO SOBRE

PODCASTS, 2009, Braga. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: [s.n.],

p. 96-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/10032.

Acesso em: 05 jan. 2022.

DONNLEY, Kimberley M.; BERGE, Zane L. Podcasting: Co-opting MP3

players for education and training purpoes. Online Journal of Distance

Learning Administration, Georgia, v. 9, n. 3, 2006. Disponível em: https://

ojdla.com/archive/fall93/donnelly93.pdf Acesso em: 23 abr. 2025.

FORTUNATO, Ivan; PENTEADO, Cláudio Luis de Camargo.

Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e

a mídia do espetáculo. ETD, Campinas, v. 17, n. 2, p. 377-393, maio

Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_

arttext&pid=S1676-25922015000200377&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:

mar. 2024.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Casts e educação: parâmetros de

caracterização de tecnologias oriundas do podcast. Simpósio Hipertexto e

Tecnologias Na Educação, Amargosa, v. 5. 187-205, 2022.

GRANÉ, Mariona.; WILLEM, Cilia. (org.). Web 2.0: nuevas formas de

aprender y participar. Barcelona: Laertes, p. 224, 2009. Disponível

em: https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/100588/WEB_20_

NUEVAS_FORMAS_DE_APRENDER_Y_PARTI.pdf?sequence=1

Acesso em: 23 abr. 2025.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual

Discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

OLCESE, Carlos Rivadeneyra. Taxonomía del podcasting peruano.

Austral. Comunicación, Lima, v. 11, n. 2, p. 1-33, 2022. Disponível em:

https://ojs.austral.edu.ar/index.php/australcomunicacion/article/

view/875. Acesso em: 15 maio 2023.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants: part 1. On the

Horizon, Bingley, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: http://www.

marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20

Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

SANTOS, Rosiane de Jesus. Uma Taxionomia para o uso de Vídeos

Didáticos para o Ensino de Matemática. 2015. 133 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

SILVA, Cristiano Pereira da; LIMA, Tatiana Gonçalves de. Metodologia

ativa no ensino técnico profissionalizante e ensino superior: uma

análise das vantagens e contribuições na formação dos educandos. In:

ANDRADE JÚNIOR, Jacks de Mello; SOUZA, Liliane Pereira de; SILVA,

Neidi Liziane Copetti da (org.). Metodologias ativas: práticas pedagógicas

na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. p. 126-138.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa

científica. Métodos de pesquisa. In: SILVEIRA, DENISE TOLFO;

CÓRDOVA, F. P. A. (org.). Métodos da Pesquisa. Porto Alegre: Editora da

UFRGS, 2009. p. 33-44.

SOARES, Aline. Bairros. O uso pedagógico de podcast na educação

profissional e tecnológica. 162 f. 2017. Dissertação (Mestre em Educação

Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria

(UFSM, RS), 2017. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/

handle/1/13870. Acesso em: 15 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Custódio dos Santos, W. J., de Moura Ferreira, T. ., & Bovolenta Ovigli, D. F. . . (2025). O potencial dos vodcasts como ferramentas de ensino e aprendizagem nas Licenciaturas: estudo de caso. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64935