O potencial dos vodcasts como ferramentas de ensino e aprendizagem nas Licenciaturas: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64935Palavras-chave:
aprendizagem ativa; formação de professores; tecnologias digitais na educação.Resumo
O artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou o uso pedagógico do vodcast para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos, direcionado ao aproveitamento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), guiado pela integração do conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Seus objetivos incluem formar educadores para uma exploração criativa das potencialidades proporcionadas por essas ferramentas no cenário educacional atual e colaborar para análise crítica da eficácia da incorporação das tecnologias digitais no contexto do ensino superior, sobretudo o vodcast. A pesquisa qualitativa contou com uma oficina de preparação de uso de mídias para a produção de vodcasts. Adicionalmente, buscamos avaliar a relevância do uso vodcast no ensino-aprendizagem na disciplina de matemática na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas do IFTM. O corpus utilizou grupo focal como metodologia e a Análise Textual Discursiva - ATD, segundo Moraes e Galiazzi (2016). A criação de vodcasts incentivou os licenciandos a aprofundarem seus estudos, contribuiu para o desenvolvimento criativo das atividades. Observou-se que o processo de criação de vodcasts mostrou-se uma ferramenta útil para o desenvolvimento da oralidade e superação da timidez. Conclui-se que o vodcast é uma ferramenta eficaz que pode ser utilizada tanto no processo de ensino quanto na aprendizagem. Na perspectiva dos entrevistados, as instituições de ensino superior poderiam ofertar mais disciplinas que integrem o conhecimento pedagógico ao conhecimento tecnológico durante a formação inicial, bem como mais cursos de formação continuada que ampliem essas competências.
Downloads
Referências
ALMEIDA REIS, Mary Soares; SABOTA, Barbra. O uso da ferramenta
vodcast e o ensino de língua inglesa no contexto escolar: uma
contribuição dos professores em formação no Pibid. In: SEMINÁRIO
DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO DO
CÂMPUS ANÁPOLIS DE CSEH (SEPE) (ISSN 2447-9357), 1., Anápolis,
[Anais...]. Anápolis: [s.n.], 2015.
BOTTENTUIT Junior, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana;
COUTINHO, Clara Pereira. Podcast e Vodcast: o potencial da ferramenta
VoiceThread. 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Participar-pesquisar. In: Brandão, Carlos
Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1998.
CARDOSO, Gustavo et al. Podcasting–Produção, distribuição e consumo
em Portugal. Publicações OberCom, Lisboa, 2022.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Taxonomia de Podcasts: da
criação à utilização em contexto educativo. In: ENCONTRO SOBRE
PODCASTS, 2009, Braga. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: [s.n.],
p. 96-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/10032.
Acesso em: 05 jan. 2022.
DONNLEY, Kimberley M.; BERGE, Zane L. Podcasting: Co-opting MP3
players for education and training purpoes. Online Journal of Distance
Learning Administration, Georgia, v. 9, n. 3, 2006. Disponível em: https://
ojdla.com/archive/fall93/donnelly93.pdf Acesso em: 23 abr. 2025.
FORTUNATO, Ivan; PENTEADO, Cláudio Luis de Camargo.
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e
a mídia do espetáculo. ETD, Campinas, v. 17, n. 2, p. 377-393, maio
Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1676-25922015000200377&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:
mar. 2024.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Casts e educação: parâmetros de
caracterização de tecnologias oriundas do podcast. Simpósio Hipertexto e
Tecnologias Na Educação, Amargosa, v. 5. 187-205, 2022.
GRANÉ, Mariona.; WILLEM, Cilia. (org.). Web 2.0: nuevas formas de
aprender y participar. Barcelona: Laertes, p. 224, 2009. Disponível
em: https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/100588/WEB_20_
NUEVAS_FORMAS_DE_APRENDER_Y_PARTI.pdf?sequence=1
Acesso em: 23 abr. 2025.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual
Discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
OLCESE, Carlos Rivadeneyra. Taxonomía del podcasting peruano.
Austral. Comunicación, Lima, v. 11, n. 2, p. 1-33, 2022. Disponível em:
https://ojs.austral.edu.ar/index.php/australcomunicacion/article/
view/875. Acesso em: 15 maio 2023.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants: part 1. On the
Horizon, Bingley, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: http://www.
marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20
Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
SANTOS, Rosiane de Jesus. Uma Taxionomia para o uso de Vídeos
Didáticos para o Ensino de Matemática. 2015. 133 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.
SILVA, Cristiano Pereira da; LIMA, Tatiana Gonçalves de. Metodologia
ativa no ensino técnico profissionalizante e ensino superior: uma
análise das vantagens e contribuições na formação dos educandos. In:
ANDRADE JÚNIOR, Jacks de Mello; SOUZA, Liliane Pereira de; SILVA,
Neidi Liziane Copetti da (org.). Metodologias ativas: práticas pedagógicas
na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. p. 126-138.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa
científica. Métodos de pesquisa. In: SILVEIRA, DENISE TOLFO;
CÓRDOVA, F. P. A. (org.). Métodos da Pesquisa. Porto Alegre: Editora da
UFRGS, 2009. p. 33-44.
SOARES, Aline. Bairros. O uso pedagógico de podcast na educação
profissional e tecnológica. 162 f. 2017. Dissertação (Mestre em Educação
Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM, RS), 2017. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/
handle/1/13870. Acesso em: 15 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.