Como as práticas docentes nos definem como educadores formadores? Evidências da aprendizagem no processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64934Resumo
O presente estudo visa compartilhar com nossos pares dois momentos do nosso “fazer” docente, com ênfase em nossas práticas educativas, buscando o entendimento e a reflexão acerca das evidências de aprendizagem encontradas nesse processo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o processo dialógico de formação docente, a partir de relatos de experiências formativas e práticas docentes com o intuito de potencializar novas metodologias e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia proposta para esta análise é de natureza qualitativa, destacando-se em uma pesquisa de revisão bibliográfica de cunho analítico e exploratório, relatos de experiências e vivências realizadas em diferentes espaços, e a análise dos resultados das atividades relatadas e vivenciadas. Para tanto, nossas práticas serão apresentadas em dois momentos e contextos distintos. Assim, intentamos estabelecer um diálogo sobre as práticas docentes e a formação permanente de professores e trazer à reflexão no sentido da busca pelo entendimento acerca de qual momento nos tornamos professores formadores. Entendemos que o processo reflexão-ação-reflexão deva ser uma constante em nossas atividades.
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