Escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores de Minas Gerais: uma análise das publicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64911

Palavras-chave:

Revisão sistemática; Formação continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores.

Resumo

A formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento profissional e a integração de novas metodologias educacionais. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura sobre a formação continuada oferecida pela Magistra, Escola de Formação de Educadores de Minas Gerais, consultando bases como Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Google Acadêmico, com foco em publicações entre 2013 e 2023. Os trabalhos analisados contemplam propostas de melhorias que incluem a retomada do programa “Roda de Conversa” e a ampliação da divulgação das atividades formativas, trazendo à tona a importância da participação dos professores na construção de soluções formativas para atender aos desafios contemporâneos. Os resultados indicam que, embora a Escola de Formação tenha oferecido contribuições para a educação desde sua criação, ainda há a necessidade de se alinharem melhor as políticas de formação continuada com as demandas reais de educadores e alunos.

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Biografia do Autor

Suely Silva Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Suely Silva Nogueira. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós- Graduação em Supervisão e Inspeção Escolar (FAVIM) e em Tecnologias Aplicadas à Educação (Faculdade Descomplica). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNOPAR). Atualmente Inspetora Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem (Forproca). https://lattes.cnpq.br/1309740838618040  

Roberta Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Roberta Costa. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutoranda em Educação pela UFTM. Pós-Graduação em Informática na Educação (UFL) e em Educação Especial (Deficiência Auditiva) (UFERJ). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UNIUBE). Atualmente professora da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais e integrante do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem (Forproca). http://lattes.cnpq.br/2106170542887357.

Martha Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Martha Prata-Linhares. Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando no mestrado e doutorado. Doutora em Educação (PUC/SP). Líder do Grupo de Pesquisa Forproca. https://lattes.cnpq.br/2261656066135090.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Silva Nogueira, S., Costa, R. ., & Prata-Linhares, M. (2025). Escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores de Minas Gerais: uma análise das publicações. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64911