Escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores de Minas Gerais: uma análise das publicações
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64911Palavras-chave:
Revisão sistemática; Formação continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores.Resumo
A formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento profissional e a integração de novas metodologias educacionais. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura sobre a formação continuada oferecida pela Magistra, Escola de Formação de Educadores de Minas Gerais, consultando bases como Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Google Acadêmico, com foco em publicações entre 2013 e 2023. Os trabalhos analisados contemplam propostas de melhorias que incluem a retomada do programa “Roda de Conversa” e a ampliação da divulgação das atividades formativas, trazendo à tona a importância da participação dos professores na construção de soluções formativas para atender aos desafios contemporâneos. Os resultados indicam que, embora a Escola de Formação tenha oferecido contribuições para a educação desde sua criação, ainda há a necessidade de se alinharem melhor as políticas de formação continuada com as demandas reais de educadores e alunos.
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