Formação inicial de professores da educação infantil: trabalhando a literatura infantil no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64909Resumo
A formação literária dos professores da Educação Infantil é um aspecto fundamental no desenvolvimento de práticas pedagógicas que incentivem o letramento e o gosto pela leitura desde a infância. Portanto, a presente pesquisa busca promover o conhecimento literário dos professores no próprio ambiente de trabalho. Tem como objetivo geral analisar como a formação literária pode influenciar a prática docente dos professores de Educação Infantil. Os objetivos específicos são: criar espaços para capacitar os professores durante a formação continuada em serviço. Acompanhar e executar ações para a promoção destas formações. Traz como aporte teórico: Freire (1989); Candido (2006); Zilberman (1985); Vieira e Souza (2010); Cosson (2013); Gil (2002); Minayo (2007); Brasil (1988); Brasil, 2013; LDB (2006); DCNEI(2009); PNLD (2019); BNCC (2017); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002); Currículo da Rede Municipal de Ensino (2023); Plano de Carreira do Magistério (2023); Plano de Formação Continuada em Serviço (2023); A metodologia utilizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Os resultados alcançados apontam que uma formação literária sólida enriquece o repertório cultural dos professores, tornando-as mais criativas, reflexivos e sensíveis às necessidades literárias das crianças.
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