Olhar reflexivo sobre o sistema de ensino e a implementação de políticas de educação em Moçambique

Autores

  • VITORIA ESTEVAO TOVELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO https://orcid.org/0000-0002-9230-8007
  • Luciana de Almeida Silva Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Professora Titular do Departamento de Clínica Médica https://orcid.org/0000-0002-7197-0982
  • Júlio Magido Velho Muara Instituto Superior de Ciências de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64907

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Desafios da Educação; Moçambique

Resumo

Este artigo faz reflexão sobre o sistema de educação moçambicano, com enfoque para a implementação de políticas educacionais no contexto da prática, no cenário da educação colonial e do pós-independência. O objetivo é estabelecer um diálogo reflexivo sobre as políticas educacionais, abrangendo os dois períodos referidos, focando sobretudo, o impacto das políticas educacionais ao longo do tempo e as tendências e desafios atuais do sistema educativo. Quanto à metodologia, recorreu-se à pesquisa bibliográfica centrada em fontes escritas abordando a temática, livros, artigos, dissertações e teses defendidas, entre 2020 e 2024, por moçambicanos pós-graduados titulados em universidades nacionais e estrangeiras. A análise possibilitou a percepção das metamorfoses assinaladas na educação, assim como a projeção de estratégias de atuação do sistema educativo por forma a adequá-lo às necessidades do país. A pesquisa revelou que as políticas excludentes e elitistas do período colonial, que resultaram na oferta de uma educação segregacionista, foram o motivo principal para o maior índice de analfabetismo entre os nativos. No pós-independência, o país adotou políticas de justiça social, com destaque para uma política educacional inclusiva. Em conclusão, ficou nítida a necessidade de realização de reformas do Sistema Nacional de Educação. Enquanto não se observarem as reformas, não se estabelecer condições de garantia de qualidade do processo de ensino e aprendizagem; não forem selecionados professores qualificados, não houver assistência social aos desfavorecidos e não houver políticas de contenção das desigualdades educacionais e de acesso à educação, a educação moçambicana seguirá sendo um problema por se resolver.

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Biografia do Autor

Luciana de Almeida Silva Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Professora Titular do Departamento de Clínica Médica

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), especialista em Infectologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (2001) , mestrado e doutorado em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2002 e 2007) e Especialista em Educação para Profissões da Saúde pelo Instituto Regional FAIMER Brasil (2013) . Atualmente é Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atua como Superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM e nos Programas de Pós-graduação: -Medicina Tropical e Infectologia desde 2009; - Educação desde 2017. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: Educação para as profissões da Saúde (GPEPS) cadastrado no CNPq em 2019. Atuou nos cargos de gestão da UFTM: coordenadora do Departamento de Clínica Médica, chefe do Setor de Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC/EBSERH/UFTM, coordenadora do Curso de Medicina, Pró-reitora de Extensão Universitária; Diretora substituta do Instituto de Ciências da Saúde e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente para o Ensino do Instituto de Ciências da Saúde da UFTM (NEA/DEAS/ICS/UFTM). Atuou como membro da Câmara de Ciências da Saúde da FAPEMIG, coordenando-a em 2023. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Educação para profissões da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de endemias, leishmaniose visceral, dengue, tuberculose, gestão em saúde e educação médica.

Júlio Magido Velho Muara, Instituto Superior de Ciências de Saúde

Doutor em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil. Pós-Doutorado em Planificação de Políticas de Desenvolvimento Territorial, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido/PLANDITES - Brasil. Mestre em Gestão de Empresas, pela Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) - Maputo. Especialista em Organização e Gestão de Serviços Sócio-Sanitários, pela Universidade de Bolonha (UNIBO) - Itália. Licenciado em Ensino de Português, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Maputo. Técnico Médio de Administração e Gestão de Hospitais, pelo Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM). Atualmente é Professor/Pesquisador no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) - Maputo - Moçambique; exerce as funções de Diretor Pedagógico do ISCISA e Diretor do Curso de Mestrado em Segurança e Saúde no Trabalho no ISCISA. Tem experiência na área de ensino de Políticas Educacionais de Moçambique em curso de pós-graduação em Ciências da Educação, ensino de Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão e Organização e Gestão com destaque para a formação de Técnicos Superiores de Saúde.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

TOVELA, V. E., de Almeida Silva Teixeira, L., & Magido Velho Muara, J. . (2025). Olhar reflexivo sobre o sistema de ensino e a implementação de políticas de educação em Moçambique. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64907