Olhar reflexivo sobre o sistema de ensino e a implementação de políticas de educação em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64907Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Desafios da Educação; MoçambiqueResumo
Este artigo faz reflexão sobre o sistema de educação moçambicano, com enfoque para a implementação de políticas educacionais no contexto da prática, no cenário da educação colonial e do pós-independência. O objetivo é estabelecer um diálogo reflexivo sobre as políticas educacionais, abrangendo os dois períodos referidos, focando sobretudo, o impacto das políticas educacionais ao longo do tempo e as tendências e desafios atuais do sistema educativo. Quanto à metodologia, recorreu-se à pesquisa bibliográfica centrada em fontes escritas abordando a temática, livros, artigos, dissertações e teses defendidas, entre 2020 e 2024, por moçambicanos pós-graduados titulados em universidades nacionais e estrangeiras. A análise possibilitou a percepção das metamorfoses assinaladas na educação, assim como a projeção de estratégias de atuação do sistema educativo por forma a adequá-lo às necessidades do país. A pesquisa revelou que as políticas excludentes e elitistas do período colonial, que resultaram na oferta de uma educação segregacionista, foram o motivo principal para o maior índice de analfabetismo entre os nativos. No pós-independência, o país adotou políticas de justiça social, com destaque para uma política educacional inclusiva. Em conclusão, ficou nítida a necessidade de realização de reformas do Sistema Nacional de Educação. Enquanto não se observarem as reformas, não se estabelecer condições de garantia de qualidade do processo de ensino e aprendizagem; não forem selecionados professores qualificados, não houver assistência social aos desfavorecidos e não houver políticas de contenção das desigualdades educacionais e de acesso à educação, a educação moçambicana seguirá sendo um problema por se resolver.
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