O Programa de Residência Pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64899

Palavras-chave:

Formação docente, Programa de Residência pedagógica, Professor de ciências e biologia

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica caracterizada como Estado do Conhecimento, que teve o objetivo de identificar os conhecimentos já existentes acerca da formação inicial de professores de ciências e biologia no Programa de Residência Pedagógica. Na metodologia, a coleta de dados realizou-se em teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; dos 37 resultados, 5 trabalhos foram efetivamente selecionados. Os dados apontam para pontos benéficos do Programa de Residência Pedagógica na formação dos professores de ciências e biologia, sem desconsiderar fragilidades da política, como a dicotomia teoria e prática às vezes presente. Até o presente momento deste estudo, não há teses e dissertações que apresentem os resultados de observação das atividades desenvolvidas por licenciandos em ciências biológicas no PRP. Também pouco foi discutido acerca das possíveis particularidades desse perfil de participantes, no que diz respeito à formação inicial do professor de ciências biológicas. Tais lacunas sugerem possíveis caminhos de investigação a serem trilhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Marinalva Vieira. A escrita do diário de campo no estágio

supervisionado: modos de (não) olhar a aula de língua portuguesa. In:

COSTA, Váldina Gonçalves (org.). Teorizando a prática e praticando a

teoria na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

p. 79-98.

BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de aperfeiçoamento

de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 82/2022. Dispõe sobre

o regulamento do Programa de Residência Pedagógica – PRP. Brasília:

CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centraisde-

conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_

Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf.

Acesso em: 25 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento

de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa

Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: https://

www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/

educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em:

ago. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo:

Editora Atlas, 2010.

GOMES, Mariana de Souza. Profissionalização da docência: reflexões

a partir do Programa de Residência Pedagógica da UEPB. 2020.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)

– Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2020.

Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4497.

Acesso em: 30 set. 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a

mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCOLAN, Cíntia de Cássia. Impactos do Programa de Residência

Pedagógica na formação inicial docente em ciências biológicas da

Universidade Federal de Sergipe. 2022. Dissertação (Mestrado em

Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.

Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/17136. Acesso em:

set. 2024.

PIETRI, Émerson de. A formação do professor entre a escola e a

academia: o estágio supervisionado em ensino de língua portuguesa/

língua materna. In: BARZOTTO, Valdir Heitor; PIETRI, Émerson de.

Estágio: escrita e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

p. 13-30.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade

teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e

docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

RIOLFI, Claudia Rosa; BARZOTTO, Valdir Heitor. Delimitar e explicitar

objetos de análise: um desafio para o estagiário. In: BARZOTTO, Valdir

Heitor; PIETRI, Émerson de. Estágio: escrita e formação. Campinas:

Mercado de Letras, 2018. p. 51-70.

SANTINO, Lyuska Leite Andrelino. Importância do Programa de Residência

Pedagógica na formação de professores. 2023. Dissertação (Mestrado em

Ensino de Ciências e Educação Matemática) -- Universidade Estadual da

Paraíba, Campina Grande, PB, 2023. Disponível em: https://tede.bc.uepb.

edu.br/jspui/handle/tede/4644. Acesso em: 30 set. 2024.

SANTOS, Claudinelly Yara Braz dos. Repercussão do Programa Residência

Pedagógica na formação inicial do professor de Ciências e Biologia. 2022.

Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural

de Pernambuco, Recife, PE, 2022. Disponível em: http://www.tede2.

ufrpe.br:8080/tede/handle/tede2/9421. Acesso em: 30 set. 2024.

SLONSKI, Gladis Teresinha; ROCHA, André Luis Franco da;

MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. A racionalidade técnica na ação

pedagógica do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017. [Anais...]. Florianópolis:

Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://

revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 14, p. 6-80, jan./abril 2025 80

www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1162-1.pdf.

Acesso em: 22 jan. 2025.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SILVA, Anne Patrícia

Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de. O Estado da

Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. 1-12,

DOI: 10.15448/1981-2582.2020.3.37452. Disponível em: https://

revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/37452. Acesso em:

jan. 2025.

ZONATTO, Aline Barbosa. Contribuições do Programa de Residência

Pedagógica para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia.

Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) –

Universidade Estadual Paulista “Júnior de Mesquita Filho”, Ilha Solteira,

SP, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/39504850-

a1bd-4cc6-b716-a2b6f05e7221. Acesso em: 30 set. 2024.

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Mellini Faleiros, L., & Vieira Barbosa, M. (2025). O Programa de Residência Pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia . Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64899