O Programa de Residência Pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64899Palavras-chave:
Formação docente, Programa de Residência pedagógica, Professor de ciências e biologiaResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica caracterizada como Estado do Conhecimento, que teve o objetivo de identificar os conhecimentos já existentes acerca da formação inicial de professores de ciências e biologia no Programa de Residência Pedagógica. Na metodologia, a coleta de dados realizou-se em teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; dos 37 resultados, 5 trabalhos foram efetivamente selecionados. Os dados apontam para pontos benéficos do Programa de Residência Pedagógica na formação dos professores de ciências e biologia, sem desconsiderar fragilidades da política, como a dicotomia teoria e prática às vezes presente. Até o presente momento deste estudo, não há teses e dissertações que apresentem os resultados de observação das atividades desenvolvidas por licenciandos em ciências biológicas no PRP. Também pouco foi discutido acerca das possíveis particularidades desse perfil de participantes, no que diz respeito à formação inicial do professor de ciências biológicas. Tais lacunas sugerem possíveis caminhos de investigação a serem trilhados.
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