As contribuições do movimento negro para se pensar uma formação outra de professores/as
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64894Palavras-chave:
Black movement; Teacher training; Knowledge and practices; Pedagogical practice.Resumo
Neste ensaio, são apresentadas a sistematização dos saberes da comunidade negra e do Movimento Negro, refletindo sobre suas contribuições para uma formação outra de professores/as, organizada em um conjunto de saberes político-epistemológicos e emancipatórios. Esses saberes podem ser identificados como identitários, políticos e estético corpóreos. Nilma Lino Gomes evidencia o papel crucial desses atores no processo de ruptura com uma formação centrada apenas na transmissão de conteúdos, que não leva em conta questões de gênero, raça, classe e outras diversidades (Gomes, 2022). Esse conjunto de saberes promove a inclusão e a valorização das diferenças nas práticas pedagógicas, provocando a reflexão sobre modos alternativos de descolonizar pensamentos, discursos e currículos, e reconhecendo os conhecimentos oriundos dos povos originários e afrodescendentes. Os saberes produzidos pela população negra representam uma maneira específica de compreender o mundo, uma racionalidade influenciada pela experiência da raça – vista como uma construção social, histórica e cultural – em uma sociedade marcada pela racialização desde o seu surgimento. Este trabalho tem objetivo de explorar de que forma os saberes emancipatórios produzidos pela comunidade negra e o Movimento Negro podem contribuir para formação de professores/as compromissada com o combate ao racismo e desigualdade.
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