As contribuições do movimento negro para se pensar uma formação outra de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64894

Palavras-chave:

Black movement; Teacher training; Knowledge and practices; Pedagogical practice.

Resumo

Neste ensaio, são apresentadas a sistematização dos saberes da comunidade negra e do Movimento Negro, refletindo sobre suas contribuições para uma formação outra de professores/as, organizada em um conjunto de saberes político-epistemológicos e emancipatórios. Esses saberes podem ser identificados como identitários, políticos e estético corpóreos. Nilma Lino Gomes evidencia o papel crucial desses atores no processo de ruptura com uma formação centrada apenas na transmissão de conteúdos, que não leva em conta questões de gênero, raça, classe e outras diversidades (Gomes, 2022). Esse conjunto de saberes promove a inclusão e a valorização das diferenças nas práticas pedagógicas, provocando a reflexão sobre modos alternativos de descolonizar pensamentos, discursos e currículos, e reconhecendo os conhecimentos oriundos dos povos originários e afrodescendentes. Os saberes produzidos pela população negra representam uma maneira específica de compreender o mundo, uma racionalidade influenciada pela experiência da raça – vista como uma construção social, histórica e cultural – em uma sociedade marcada pela racialização desde o seu surgimento. Este trabalho tem objetivo de explorar de que forma os saberes emancipatórios produzidos pela comunidade negra e o  Movimento Negro podem contribuir para formação de professores/as compromissada com o combate ao racismo e desigualdade.

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Biografia do Autor

Weverton Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bacharel e Licenciado em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é professor efetivo de Educação Física pela Secretaria de Educação Municipal de Uberlândia vinculada à Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Laercio de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Coordenador de Pesquisa da Liga Acadêmica de Relações Étnico-Raciais Sankofa.

Vânia Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

bacharela em Matemática e mestra em Ciências Matemáticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). Atuou como coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica da UFTM de 2023 a 2024. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atualmente participa como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) e na Rede de Pesquisa sobre Profissão Docente (REPPOD). Tem interesse na área de Educação, com ênfase na Formação Docente; Decolonialidade; Sociologia da Educação, Educação Matemática - Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

NASCIMENTO, W. F., Simões, L. de O. ., & Rodrigues, V. C. da S. (2025). As contribuições do movimento negro para se pensar uma formação outra de professores/as . Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64894