O sinaes em seu processo de implementação: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6392Resumo
O artigo apresenta uma narrativa de uma “história vivida” acerca do SINAES por parte de alguém que participou praticamente de todo o período de sua implementação. Discute a pré-história do SINAES, a instalação da CONAES, a consolidação do sistema nacional e a revisão dos instrumentos utilizados. A análise revela que as conseqüências do SINAES são diferentes em IES públicas e privadas e que o Brasil já começa a ter uma cultura avaliativa. Ao concluir seu trabalho, o autor afirma que são necessários ajustes naquilo que foi inicialmente pensado e que é preciso definir os próximos passos a serem tomados. Ele argumenta, neste sentido, que embora a avaliação deva ser o referencial básico para a regulação, isso não significa que ela deve restringir-se a alimentar a regulação apenas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-06
Como Citar
Franco, S. (2012). O sinaes em seu processo de implementação: desafios e perspectivas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6392
Edição
Seção
Dossiê: Educação Superior: Políticas, Avaliação e Gestão (finalizado)